João Pessoa, 14 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA QUINTA-FEIRA

Terremoto de 6.3 de magnitude atingiu o sul Japão e causou estragos

Comentários: 0
publicado em 14/04/2016 às 10h54
atualizado em 14/04/2016 às 08h00
 Um terremoto de 6.0 de magnitude atingiu o sul do Japão nesta quinta-feira (14), segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi a 11 km a leste da cidade de Kumamoto.

A polícia de Kumamoto diz que recebeu relatos de que várias pessoas que ficaram presas sob casas destruídas, de acordo com o site da TV japonesa NHK. O prefeito afirmou que há relatos de fogo em alguns pontos da cidade. De imediato, não havia relatos de estragos de grande dimensão ou alerta de tsunami (onda gigante com potencial destrutivo), de acordo com a agência Reuters.

Repórteres do escritório da NHK em Kumamoto disseram ter sentido um forte tremor por cerca de 30 segundos.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos EUA disseram que o tremor tinha 6.2 de magnitude, mas esse número foi revisado. A NHK afirma que a magnitude registrada foi de 6.4.

Por causa do terremoto, pessoas foram obrigadas a deixar hotel em Kumamoto, no sul do Japão, nesta quinta-feira (14) (Foto: Kyodo/ Reuters)

O Japão está localizado sobre o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso a infraestrutura do país foi desenvolvida especialmente para suportar os tremores.

Em 2011, um terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste do Japão, gerando um tsunami de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.

G1

Leia Também