João Pessoa, 27 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
guerra

Regime sírio retoma a cidade de Palmira do Estado Islâmico

Comentários: 0
publicado em 27/03/2016 às 10h04

As forças sírias retomaram o controle de Palmira e conseguiu expulsar neste domingo (27) os jihadistas do Estado Isâmico (EI), que haviam conquistado a histórica cidade há cerca de um ano, segundo a mídia estatal síria e a ONG Observatório Sírio para Direitos Humanos.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos informou que ainda ouvia-se disparos na parte oriental da cidade na manhã deste domingo (horário local), mas as forças do EI abandonaram a cidade, deixando Palmira sob controle do governo.

“Após violentos combates noturnos, o exército controla totalmente a cidade de Palmira, inclusive a parte antiga e a parte residencial”, disse uma fonte militar à agência de notícias France Presse.

As unidades de engenharia do exército estão desativando dezenas de bombas e minas no interior da cidade antiga, onde se encontram numerosos tesouros históricos, em parte destruídos pelo grupo ultra-radical, segundo esta fonte.

Segundo o Observatório Sírio, mais de 400 jihadistas e ao menos 180 membros das forças do regime sírio morreram durante os combates por Palmira, que se iniciaram em 7 de março. O Observatório Sírio é uma ONG que conta com uma rede de voluntários pelo país.

As forças terrestres contaram com o apoio de aviões e helicópteros sírios e russos e artilharia, que bombardearam posições do Estado Islâmico na cidade. O presidente russo, Vladimir Putin, é o maior aliado do ditador sírio, Bashar Al-Assad.

O exército sírio já havia recuperado no sábado (25) a cidadela de Palmira, uma fortaleza que tem vista para toda a cidade histórica, e havia relatos de combatentes do Estado Islâmico deixando a cidade desde sexta.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas