João Pessoa, 22 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta terça-feira

Obama fará discurso transmitido pela TV em Cuba

Comentários: 0
publicado em 22/03/2016 às 09h36
O presidente dos EUA Barack Obama é visto perto de uma imagem do herói revolucionário Ernesto 'Che' Guevara (ao fundo) Durante uma cerimônia na Praça da Revolução em Havana, Cuba (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

Em seu terceiro dia em Havana, o presidente Barack Obama fará nesta terça-feira (21) um discurso histórico aos cubanos que já é considerado pela Casa Branca como um “momento único” na história da relação entre Cuba e Estados Unidos. Obama falará do palco do Gran Teatro Alicia Alonso, e seu discurso será transmitido ao vivo pela rádio e pela TV cubana.

Segundo assessores da Casa Branca, o discurso é uma oportunidade para Obama descrever o estágio em que está a relação entre os dois países, rever o histórico complicado entre eles e expressar sua visão de como as duas nações podem trabalhar em conjunto para estreitar as relações.

Obama chegou em Havana neste domingo acompanhado de sua mulher Michelle Obama e das filhas Sasha e Malia. No domingo, a família fez um passeio pela cidade. Nesta segunda, o presidente americano se reuniu com Raúl Castro no Palácio da Revolução e participou de uma cerimônia em homenagem ao herói independentista José Martí na emblemática Praça da Revolução, na mesma praça onde há também uma imagem de Ernesto Che Guevara.

A fala de Obama desta terça será dirigida ao povo cubano, inclusive à comunidade cubana nos Estados Unidos. Centenas de pessoas foram convidadas a ouví-lo dentro do teatro. Entre os convidados estão representantes da delegação dos EUA, americanos de origem cubana e um grande número de cubanos, principalmente jovens.

O discurso também deve abordar a separação entre os cubanos na ilha e a comunidade de americanos de origem cubana. “Parte do que somos encorajados em nossas mudanças de política é ver a reconciliação entre indivíduos e famílias, e ver os meios pelos quais os americanos de origem cubana e os cubanos podem cooperar. Acredito que certamente Obama falará sobre esse tema”, disse Ben Rhodes, assessor adjunto de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas dos EUA.

G1

Leia Também