João Pessoa, 14 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MUDANÇAS

Deputada da Paraíba troca PSB pelo PSOL

Comentários: 0
publicado em 14/03/2016 às 10h57
atualizado em 14/03/2016 às 07h59
Luiza Erundina durante filiação ao PSOL

A deputada federal paraibana, Luiza Erundina (PSB-SP), anunciou neste domingo (13), a filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Ela deixou a bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados alegando “divergências ideológica”. Com isso, o PSOL passa a ter mais um representante na Câmara. A “janela partidária” permite troca de legenda sem perda do mandato dura até o dia 18 de março.

Entre os fatos que pesaram para a decisão está a ida do PSB para a oposição, anunciada na semana passada, no mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal, na 24ª etapa da Lava Jato. A deputada federal também estaria contrariada com posições defendidas pela bancada do PSB em votações de projetos na Câmara.

Paraibana de Umbuzeiro, Erundina foi prefeita de São Paulo, entre 1989 e 1993, pelo PT. Por divergências com o PT e o ex-presidente Lula, ela decidiu migrar para o PSB. Em 2012, chegou a ser convidada a ser vice de Fernando Haddad (PT) na chapa para a Prefeitura de SP, mas desistiu do convite depois de o petista e Lula posarem para fotos com o ex-deputado federal Paulo Maluf (PP), adversário histórico de Erundina.

MaisPB com G1

Leia Também