João Pessoa, 13 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Brasil afora

Manifestações contra Dilma ocorrem em 22 estados e DF

Comentários: 0
publicado em 13/03/2016 às 16h03
atualizado em 13/03/2016 às 16h05

Manifestações contra a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula e o PT acontecem neste domingo (13) em dezenas de cidades brasileiras. A estimativa do total de manifestantes ainda não foi divulgada.

Além do Distrito Federal, às 15h55, 22 estados tinham protestos antigoverno: Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins.

Também foram realizados protestos de apoio ao governo Dilma, a Lula e ao PT. Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Bernardo do Campo (SP) e Coronel Fabriciano (MG) tiveram atos a favor do governo petista.

A manifestação pró-Dilma e PT ocorre no Marco Zero do Recife. Cerca de 50 pessoas estão no local (Foto: G1 PE)
Manifestação pró-Dilma e PT ocorre no Marco Zero do Recife. Cerca de 50 participaram (Foto: G1 PE)

As manifestações foram pacíficas, com poucos incidentes isolados em algumas cidades. Grande parte dos manifestantes vestia verde e amarelo e levava cartazes contra a corrupção, o governo federal e o PT.

Além de pedirem a saída de Dilma, várias pessoas protestaram contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lembraram que, na semana passada, o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do líder petista.

Outro nome citado nos atos, mas de maneira positiva, foi o do juiz da Operação Lava Jato. Sérgio Moro foi exaltado em faixas em diversas cidades brasileiras.

Capitais
Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Recife e outras capitais reuniram multidões nos protestos contra o governo Dilma. Em São Paulo, os manifestantes ocupam a Avenida Paulista.

MANIFESTAÇÃO/RIO(12H01): Manifestantes ocupam as duas faixas da Avenida Atlântica e bloqueiam totalmente as vias (Foto: Rodrigo Gorosito / G1)
Às 12h, manifestantes ocupavam as duas faixas da Avenida Atlântica (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

No Rio, o protesto aconteceu em Copacabana, Zona Sul. Às 11h20, uma hora e 20 minutos após o horário marcado para o início do ato, os manifestantes ocupavam cerca de 8 quarteirões da Praia de Copacabana e as duas pistas da Avenida  Atlântica.

Em Brasília, a Polícia Militar estimou em 100 mil o número de participantes na manifestação. Para os organizadores, havia entre 180 mil e 200 mil. A PM destacou mais de 2 mil policiais para atuar na segurança.

Em Belém, milhares de paraenses foram às ruas protestar contra a corrupção no Brasil. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff e apoiaram o juiz Sérgio Moro na operação “Lava Jato”.

BELÉM - Organização do evento usou carros com e trios elétricos durante a passeata contra o governo Dilma. (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
Em Belém, organização do evento usou carros com e trios elétricos durante a passeata contra o governo Dilma. (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)

Em Belo Horizonte, com a presença do senador Aécio Neves e do ex-governador Antonio Anastasia, manifestaram contra o governo petista. Os participantes do ato ainda enaltecem a Operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e a Polícia Federal.

Candidato derrotado no segundo turno da eleição presidencial em 2014, Aécio Neves (PSDB) participou dos protestos contra Dilma em Belo Horizonte (MG). “Estamos aqui ao lado dos mineiros e ao lado dos brasileiros para dizer chega, basta! O Brasil merece algo melhor e com a força do povo nós vamos construir um novo caminho para o Brasil”, disse Aécio.

BELO HORIZONTE - O senador Aécio Neves (PSDB) participa da manifestação em Belo Horizonte. Aécio foi ovacionado pelos manifestantes. (Foto: Pedro Ângelo/ G1)
BELO HORIZONTE – O senador Aécio Neves (PSDB) participa da manifestação em Belo Horizonte. Aécio foi ovacionado pelos manifestantes. (Foto: Pedro Ângelo/ G1)
BELO HORIZONTE - Segundo a PM, às 11h20, 30 mil pessoas estavam na Praça da Liberade (Foto: Pedro Ângelo/ G1)
Segundo a PM, às 11h20, 30 mil pessoas estavam na Praça da Liberdade (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Veja os atos nas principais cidades e clique nos nomes para saber mais:

Alagoas
Maceió Milhares de pessoas participaram da manifestação contra o governo Dilma. A mobilização começou na Praça Vera Arruda, na Jatiúca, e seguiu em caminhada pela orla da capital alagoana até a praça que fica no Alagoinha, na Ponta Verde.

Representantes do Movimento Brasil estimam que mais de 35 mil pessoas participam da manifestação na capital alagoana, a Polícia Militar estima entre 12 e 15 mil pessoas.

Bahia
Salvador– Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas participaram do ato. Muitas pessoas levaram cartazes com pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef e em faixas e cartazes pedindo a prisão do ex-presidente Lula.

Também ocorreram demonstrações de apoio ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato. Uma hora após a saída do Farol da Barra, os manifestantes chegaram ao Morro do Cristo, na orla da Barra, onde fizeram oração.

Manifestação em Salvador começou por volta das 10h50 no Farol da Barra (Foto: Henrique Mendes/G1 BA)Manifestação em Salvador começou por volta das 10h50 no Farol da Barra (Foto: Henrique Mendes/G1 BA)

Ceará
Fortaleza
Pela manhã, manifestantes realizaram protesto em defesa do ex-presidente Lula e contra o impeachment da presidente Dilma. De acordo com os organizadores, o ato é um “aquecimento” para uma manifestação agendada para 18 de março.

Manifestantes fazem ato de apoio ao ex-presidente Lula no Polo de Lazer da Parangaba, em Fortaleza (Foto: Gioras Xerez/G1)
Manifestantes fazem ato de apoio ao ex-presidente Lula no Polo de Lazer da Parangaba, em Fortaleza (Foto: Gioras Xerez/G1)

Distrito Federal
Brasília
– Integrantes de movimentos pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para uma marcha entre o Museu da República e o Congresso Nacional. Seis carros de som acompanharam a marcha.

A Polícia Militar estimou em 100 mil o número de participantes na manifestação em Brasília. Para os organizadores, havia entre 180 mil e 200 mil pessoas. A Polícia Militar destacou mais de 2 mil policiais para atuar na segurança.

Espírito Santo
Colatina – a concentração começou em frente à Praça da Catedral, às 10h. De acordo com a organização, um grupo de 800 pessoas seguiu pela avenida Getúlio Vargas e atravessou a Ponte Florentino Avidos. Segundo PM, protesto reuniu 500 pessoas.

Manifestantes saem às ruas de Colatina em ato pelo impeachment de Dilma (Foto: Mayara Mello/ TV Gazeta)
Manifestantes saem às ruas de Colatina em ato pelo impeachment de Dilma (Foto: Mayara Mello/ TV Gazeta)

Manifestantes também foram às ruas em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado. A organização informou que 3 mil pessoas participaram da manifestação em Cachoeiro. Para Polícia Militar, eram 2,5 mil manifestantes nas ruas da cidade.

Goiás
Goiânia – Um grupo de motociclistas promoveu um “buzinaço” pelas ruas da região sul da capital goiana, na manhã deste domingo, para protestar contra o governo federal e pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Eles passaram em frente à sede da Polícia Federal, no Setor Bela Vista, por volta das 10h30, quando gritavam palavras de ordem contra a corrupção. Segundo os organizadores, protesto reuniu cerca de 100 pessoas.

GOIÁS: Manifestantes protestam contra o governo Dilma na região central de Anápolis, em Goiás (Foto: Diego Matos/TV Anhanguera)
GOIÁS: Manifestantes protestam contra o governo Dilma na região central de Anápolis, em Goiás (Foto: Diego Matos/TV Anhanguera)

Às 13h, manifestantes também estavam concentrados na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, para um protesto marcado para começar às 14h. Também acontecem manifestações em cidades do interior de Goiás, como Anápolis e Rio Verde.

Maranhão
São Luís
O ato contra governo Dilma reuniu mais de 4 mil pessoas em São Luís, segundo a PM. Para a organização, a manifestação reuniu 5 mil pessoas. Os manifestantes montaram pelo menos três tendas e utilizam um trio elétrico.

Os organizadores ressaltam a união da sociedade na discussão dos temas de importância do país, o apoio às operações Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção da Petrobras, e ao juiz Sérgio Moro.

Manifestação na avenida Litorânea, orla de São Luís (MA), contrária ao governo, às 10h (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Manifestação na avenida Litorânea, orla de São Luís (MA), contrária ao governo, às 10h (Foto: Clarissa Carramilo/G1)

Na segunda maior cidade do Estado, Imperatriz, 800 manifestantes foram à Praça Brasil, no Centro, protestar contra o governo Dilma, de acordo com as estimativas da PM. Já os organizadores disseram que 5 mil pessoas compareceram ao local.

Mato Grosso do Sul
Corumbá e outros dois municípios do estado tiveram manifestações contra o governo federalna manhã desse domingo (13). Os protestos, segundo a Polícia Militar, aconteceram também em Coxim e Aquidauana.

Corumbaenses saem às ruas em manifesto contra o governo federal (Foto: Laura Toledo/ TV Morena)
Corumbaenses saem às ruas em manifesto contra o governo federal (Foto: Laura Toledo/ TV Morena)

Conforme a PM, em Aquidauana, protestou reuniu 70 pessoas. Em Corumbá, a 415 quilômetros da capital, 600 pessoas protestaram contra o governo Dilma. Em Coxim, moradores fizeram carreata com buzinaço, faixas e cartazes.

Minas Gerais
Belo Horizonte – Manifestantes realizaram protesto contra o governo Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o PT. Os manifestantes se concentram na Praça da Liberdade, na Região Centro Sul de Belo Horizonte.

BELO HORIZONTE - Segundo a PM, às 11h20, 30 mil pessoas estavam na Praça da Liberade (Foto: Pedro Ângelo/ G1)
Segundo a PM, às 11h20, 30 mil pessoas estavam na Praça da Liberdade (Foto: Pedro Ângelo/ G1)

Os participantes do ato ainda enaltecem a Operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e a Polícia Federal. Segundo a Polícia Militar, por volta das 11h30, cerca de 30 mil pessoas estavam concentradas na praça.

Além da capital, outras cidades mineiras protestaram neste domingo. Foram realizados atos em Varginha, Uberlândia, Poços de Caldas, Governador Valadares, Uberaba, Ipatinga, Mogi das Cruzes, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Araxá e Montes Claros.

Em Uberlândia, os manifestantes protestaram pelo combate à corrupção política e em apoio à operação “Lava Jato”, da Polícia Federal. Após o fim do protesto, a organização disse que 25 mil pessoas compareceram. A Polícia Militar informou 22 mil.

Manifestação Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo/G1)
Manifestação em Uberlândia contra governo Dilma reuniu mais de 20 mil pessoas (Foto: Caroline Aleixo/G1)

Pará
Belém – Milhares de paraenses foram às ruas da capital protestar contra a corrupção no Brasil. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff e apoiaram o juiz Sérgio Moro na operação “Lava Jato”.

Manifestantes levam faixas nas cores da bandeira brasileira e gritaram “Fora Dilma” em Belém (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)

De acordo com as estimativas da organização do evento, a manifestação começou com 4 mil pessoas, aumentou para 10 mil e chegou a 50 mil participantes. Já a Polícia Militar informou que não vai se manifestar sobre os números do protesto deste domingo.

Paraná
Curitiba – Manifestantes começaram a se reunir no centro de Curitiba, na Praça Santos Andrade, para protesto contra o governo federal na tarde deste domingo. Também foram realizados atos em Foz do Iguaçu e Paranavaí.

Em Foz do Iguaçu, os manifestantes se reuniram por volta das 10h na Praça do Mitre, no Centro da cidade, e seguiram em passeata e carregando faixas até a Praça da Paz, onde por volta das 11h30 soltaram milhares de balões, encerrando o ato.

Manifestantes percorreram as principais ruas de Foz do Iguaçu na manhã deste domingo (13); ato foi encerrado na Praça da Paz com a soltura de balões (Foto: Caio Vasques / RPC)
Manifestantes percorreram as principais ruas de Foz do Iguaçu na manhã deste domingo (13); ato foi encerrado na Praça da Paz com a soltura de balões (Foto: Caio Vasques / RPC)

Pernambuco
Recife – A capital pernambucana teve atos a favor e contra o governo. Os manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff se reuniram na Avenida Boa Viagem. Segundo a PM, foram 120 mil pessoas. Os organizadores estimaram público de 150 mil.

Protesto contra Dilma no Recife (Foto: Bruno Marinho)
Protesto contra Dilma no Recife (Foto: Bruno Marinho)

Enquanto a orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, era tomada pelos manifestantes contrários ao governo petista, um grupo de apoiadores da presidente se reuniu no Marco Zero, na capital pernambucana, para prestar apoio ao governo petista.

Rio de Janeiro
Rio – Os manifestantes contrários ao governo Dilma se reuniram na Praia de Copacabana. Quase quatro horas após o início do protesto, organizadores estimaram a presença de cerca de 1 milhão de pessoas. A Polícia Militar não divulgou balanço.

Às 11h20, uma hora e 20 minutos após o horário marcado para o início do ato, os manifestantes ocupavam cerca de 8 quarteirões da Praia de Copacabana e as duas pistas da Avenida  Atlântica.

Para Bernardo Santoro, coordenador estadual do Movimento Brasil Livre (MBL), o ato em Copacabana foi um sucesso. “Mais de 1 milhão de pessoas engajadas por um Brasil sem PT, por um Brasil com impeachment”, disse.

Rio Grande do Norte
Natal – Manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff se reuniam na Praça Cívica, Zona Leste de Natal na tarde deste domingo (13). Os defensores da saída da presidente levaram bandeiras do Brasil, faixas amarelas e verdes, bonecos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com roupa de presidiário, o “Pixuleco”, além de cartazes com desenho de cobra jararaca. É uma alusão a um discurso feito por Lula.

Rondônia
Ji-Paraná – No município distante cerca de 370 km da capital Porto Velho, a população realizou uma caminhada na BR-364. A PM afirmou que cerca de 300 pessoas estavam presentes, enquanto a organização não divulgou números.

Manifestantes caminharam até a principal ponte da cidade de Ji-Paraná, RO, neste domingo (13). O ato realizado na cidade é contra a corrupção no país. (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
Manifestantes caminharam até a principal ponte da cidade de Ji-Paraná, RO (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

São Paulo
São Paulo – Na capital paulista, milhares de pessoas protestam contra o governo Dilma, o ex-presidente Lula e ao PT. Os manifestantes carregam cartazes apoiando o juiz Sérgio Moro e pedindo impeachment de Dilma.

 SP - PROTESTO-DILMA-PAULISTA - GERAL - Protesto contra o governo Dilma Rousseff (PT) na Avenida Paulista em São Paulo, SP, neste domingo (13). 13/03/2016 - Foto: (Foto: Kevin David/FuturaPress/Estadão Conteúdo)
Protesto contra o governo Dilma Rousseff (PT) na Avenida Paulista (Foto: Kevin David/FuturaPress/Estadão Conteúdo)

São José do Rio Preto – O protesto reuniu 20 mil pessoas, segundo os organizadores e também a PM, e acabou por volta das 12h30. Os manifestantes foram com caras pintadas, bandeiras contra o governo e até patos infláveis.

Manifestantes levaram bandeirão na passeata em Rio Preto (Foto: Renata Fernandes/G1)
Manifestantes levaram bandeirão na passeata em Rio Preto (Foto: Renata Fernandes/G1)

Araçatuba – Os manifestantes levaram balões, bandeiras e faixas com frases contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Alguns manifestantes estavam de bicicleta e percorreram trechos das avenidas.

Campinas – Os manifestantes se concentraram no Largo do Rosário, no Centro, e iniciaram uma passeata pelas vias da cidade. Segundo a Polícia Militar, havia, pelo menos, 10 mil participantes às 10h. A PM não divulgou os números finais.

Manifestantes contra o governo reunidos na Avenida Francisco Glicério, em Campinas (Foto: Felipe Boldrini/EPTV)
Manifestantes contra o governo reunidos na Avenida Francisco Glicério, em Campinas (Foto: Felipe Boldrini/EPTV)

Catanduva – Os manifestantes se reuniram por volta das 9h em frente à praça Matriz e saíram em passeata pelas principais ruas da cidade. Segundo a Polícia Militar, o protesto reuniu 5 mil pessoas. Os organizadores estimaram em 7 mil.

Ribeirão Preto – De acordo com a Polícia Militar, 70 mil pessoas aderiram ao ato contra o governo Dilma. Ele começou às 10h e foi encerrado às 13h após queima de fogos e de ser entoado o Hino Nacional. Os organizadores estimaram em 60 mil pessoas.

Manifestação contra a presidente Dilma em Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade)
Manifestação contra a presidente Dilma em Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade)

Diversas outras cidades de São Paulo, como Jundiaí, Votuporanga, Piraju, Itapeva, Tietê, Piracicaba, Indaiatuba, São Carlos, Andradina, Bebedouro, Avaré, Bauru, Rio Claro e Presidente Prudente, tiveram protestos neste domingo.

Santa Catarina
11 cidades – Foram realizados protestos contra o governo Dilma em diversas cidades do estado, como Lages, Curitibanos, Fraiburgo, Capinzal, Ouro, Urubici, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Canoinhas, Gaspar e Turvo.

Em Lages, na Serra catarinense, público usava verde e amarelo na manifestação (Foto: Paulo Marques/Divulgação)
Em Lages, na Serra catarinense, público usava verde e amarelo na manifestação (Foto: Paulo Marques/Divulgação)

Tocantins
Araguaína, Gurupi e Porto Nacional tiveram protestos pela manhã no estado. Os manifestantes das três cidades pediram o fim da corrupção e o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), além de apoio ao juiz Sérgio Moro.

Moradores de Gurupi se concentram para iniciar o protesto contra a presidente Dilma (Foto: Jairo Santos/ TV Anhanguera)
Moradores de Gurupi se concentram para iniciar o protesto contra a presidente Dilma (Foto: Jairo Santos/ TV Anhanguera)
Globo

Leia Também