João Pessoa, 12 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA SEGUNDA

Ricardo lança programa que monitora saúde de gestantes

Comentários: 0
publicado em 12/03/2016 às 09h52
Governador Ricardo Coutinho

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (11), às 10h, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o programa Alô Mãe, que tem o objetivo de acompanhar, por meio de ligações telefônicas rotineiras, o processo de cuidado no Pré-Natal das gestantes e das crianças no primeiro ano de vida, em todo o Estado.

O Alô Mãe vai funcionar com a colaboração de oito operadores – técnicos de enfermagem capacitados para lidar com o projeto – e profissionais de saúde. “Desde dezembro de 2015, a SES estabeleceu uma parceria com as Gerências Regionais de Saúde (GRS), a fim de coletar os nomes e telefones das novas gestantes de todos os municípios do Estado. Para 2016, a estimativa é que tenhamos 64 mil novas gestantes e nossa missão é fazer, no mínimo, três ligações para cada uma delas”, afirmou a coordenadora do Alô Mãe, Shênia Maria.

Por meio de um formulário específico, com uma série de perguntas baseadas nos protocolos vigentes, serão obtidas informações para atenção e cuidado no pré-natal. Considerando as informações disponibilizadas pelas gestantes, elas serão avaliadas para, a partir disso, serem repassadas as devidas orientações com relação aos serviços de saúde de referência no Estado para os cuidados necessários para uma gestação saudável.

Será considerado ‘alerta’ o fato de a gestante relatar ter apresentado sintomas da zika (manchas no corpo e coceira, por exemplo) durante a gravidez. Diante desta situação, ela será orientada a buscar imediatamente os serviços de referência de saúde, considerando o Protocolo de Atenção à Microcefalia do Estado da Paraíba. As informações serão encaminhadas aos gestores dos municípios, para monitoramento dos casos.

Leia Também