João Pessoa, 04 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
próxima segunda

Júlio Aurélio assumirá presidência do TRE-PB

Comentários: 0
publicado em 04/03/2016 às 13h42
atualizado em 04/03/2016 às 12h46
Desembargador José Aurélio da Cruz

O Pleno Eleitoral empossará a sua nova mesa diretora, em sessão solene a ser realizada nesta segunda-feira (7), às 16h. Assume a Presidência da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o desembargador José Aurélio da Cruz, e a vice-presidência, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que ocuparão as vagas em decorrência do término do biênio do desembargador João Alves da Silva.

Na solenidade, a saudação aos empossandos será proferida pelo juiz-membro da Corte, Ricardo da Costa Freitas. Em nome do Ministério Público, o procurador Regional Eleitoral João Bernardo da Silva fará o seu pronunciamento e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB – PB) foi convidado o advogado Abraão Brito Lira Beltrão para saudar a nova mesa diretora.

Antes da cerimônia solene, a desembargadora Maria das Graças tomará posse como membro efetivo da Corte do TRE-PB, em sessão agendada para o mesmo dia, às 9h, na Sala de Sessões “Desembargador Hermes Pessoa”, seguida de eleição para vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral. A desembargadora foi eleita pela Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba, no dia 27 de janeiro do corrente ano.

A primeira mulher na categoria de desembargadora como membro efetivo do TRE fará o juramento oficial e, na sequência, será saudada pelo Juiz Membro, Breno Wanderley César Segundo em nome da Corte.

A programação seguirá com os pronunciamentos do Procurador Regional Eleitoral da Paraíba, João Bernardo da Silva, e de Sheyner Asfóra, representando respectivamente o Ministério Público Federal Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Paraíba. Ao final da sessão, será proferido o discurso de posse pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que ocupará a vaga decorrente do término do biênio do desembargador João Alves da Silva.

Perfil do empossando

José Aurélio da Cruz nasceu em 02 de janeiro de 1948, no Município de Jacaraú, filho de Maria José Dias da Cruz (in memorian) e de José Pedro da Cruz (in memorian). Em 1977, pela Universidade Federal da Paraíba, tornou-se Bacharel em Direito, instituição em que também se especializou em criminologia. Ingressou no Poder Judiciário da Paraíba como Juiz de Direito, em 27 de maio de 1987, assumindo a Comarca de Taperoá/PB. Atuou nas comarcas de Queimadas, Conceição do Piancó, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa. Como Juiz Eleitoral, exerceu jurisdição na 27ª zona eleitoral da Comarca de Taperoá/PB, no biênio 1987-1988; na 59ª zona eleitoral de Queimadas (1988-1989); 41ª zona de Conceição (1989-1991); 2ª zona de Santa Rita (1992-1994); 71ª zona de Campina Grande (1995-1996) e 64ª zona eleitoral de João Pessoa, além de haver atuado como Juiz Eleitoral substituto em diversas zonas eleitorais.

Integrou, como Membro Substituto, o Tribunal Regional Eleitoral deste Estado, na categoria de Juiz de Direito, no biênio 1997-1999.Galgou ao cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, cuja posse deu-se o dia 21 de novembro de 2012. Na Segunda Instância, compõe a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, onde, atualmente, pela segunda vez, é o seu Presidente. Também compõe a Segunda Seção Especializada Cível e o Tribunal Pleno da Egrégia Corte Paraibana de Justiça.

Perfil da empossanda

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes nasceu na cidade de São Mamede, no sertão da Paraíba. Na infância e adolescência viveu entre os municípios de São Mamede e Patos (PB). Estudou em escola pública. Cursou a Escola Normal Estadual de Patos no grau de Professor com Formação Específica para o Magistério. Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídica e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especializou-se em Direito Civil também pela UFPB. No ano de 1984 ingressou na Magistratura Paraibana e no mesmo ano tomou posse perante o Egrégio Tribunal de Justiça e assumiu a Comarca de Juazeirinho. Tem experiência na Corte de Justiça ocupado, em várias oportunidades, o cargo de juíza eleitoral e de desembargadora substituta. Atuou também na Corregedoria Regional Eleitoral e na Corregedoria da Justiça. Em 2012, foi a terceira mulher a tomar assento no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba ao assumir o cargo de desembargadora. Atualmente é Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMA), iniciando sua gestão em 02/02/2015.

Leia Também