João Pessoa, 03 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
superação

Jovem vende chocolate no sinal para fazer medicina em SP

Comentários: 0
publicado em 03/03/2016 às 06h41
Rapaz realiza vendas em semáforo de São Vicente, SP (Foto: Patrícia Morelli / Arquivo Pessoal)

Um morador de Santos, no litoral de São Paulo, comoveu milhares de pessoas nas redes sociais ao ser flagrado vendendo chocolates em semáforos da cidade. Fábio Cavalcanti, de 24 anos, não passa por dificuldades financeiras, mas sonha cursar uma faculdade de medicina e, por isso, resolveu pedir ajuda de desconhecidos pelas ruas de São Vicente.

De acordo com Cavalcanti, o sonho de fazer medicina é antigo. Porém, na primeira vez que resolveu ir para os semáforos foi para pagar a pensão alimentícia do próprio filho. “Começou em fevereiro do ano passado, quando fui demitido e precisava de uma solução para pagar a pensão do meu filho. Deu tudo muito certo, cumpri as minhas obrigações e, com isso, vi uma oportunidade de conseguir dinheiro para realizar o meu sonho de entrar na faculdade”, conta.

O rapaz lembra que a família se assutou com a ideia. “Eu mesmo ficava um pouco envergonhado no início, mas entendi que era uma profissão como outra qualquer. E, com isso, a minha família também passou a me entender e aceitar”, conta.

Inicialmente, Fábio vendia balas e, segundo ele, recebia diversas propostas de emprego. No entanto, nenhuma delas foi suficientemente boa. “Hoje, um salário inicial em uma empresa varia entre R$ 1.000 e R$ 1.500. Para mim não é vantajoso”, explica.

Após meses vendendo balas no semáforo, o jovem teve a ideia de produzir chocolates. Desde então, vem contando com a ajuda a mãe. “Trabalhei em uma fábrica e tive a ideia de melhorar o produto que fazia lá. O chocolate fez sucesso e, desde então, venho mantendo essa estratégia. Faço a produção em casa, das 7h às 16h, e, por volta das 17h, vou para a rua vender os produtos”, explica.

O rapaz conta que a ‘concorrência’ nos semáforos existe, mas ele prefere não criar conflito. Por isso, há três meses, ele trabalha no mesmo local, que fica na avenida Antonio Emmerich, em São Vicente.

Durante as vendas, Fábio coloca uma mensagem nos retrovisores do carro, no qual menciona o seu sonho de cursar medicina. “Algumas pessoas duvidam. Cheguei a ficar chateado e retirei a mensagem. Em geral as pessoas me apoiam e me incentivam. Por isso decidi recolocar a mensagem”, conta.

Redes sociais
Na última semana, uma moradora que passava pelo local onde o jovem atua se comoveu com o caso, decidiu registrar o momento e compartilhou em uma rede social. Até o momento, a postagem já atingiu mais de 48 mil “curtidas” e 11 mil compartilhamentos.

Fábio disse que não queria tal divulgação, mas foi convencido pela mulher. “Se eu falar que não imaginava que a minha história fosse parar na TV ou ficasse conhecida, estaria mentindo. Mas eu não queria esse tipo de fama, não era a minha intenção. Pensei um pouco melhor, e percebi que isso pode ser bom para divulgar as minhas vendas”, comenta.

Ainda sem prazo para alcançar o sonho, o rapaz afirma que continuará vendendo chocolate e agradece o apoio que recebe durante o trabalho. “Sempre tive que trabalhar para conquistar as coisas. Trabalho desde os 11 anos e espero realizar esse sonho. Conto com a ajuda de muitas pessoas. São elas que me fazem querer continuar”, agradece.

G1

Leia Também