João Pessoa, 25 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM BRASÍLIA

Microcefalia: paraibana pede à bancada ajuda para pesquisas

Comentários: 0
publicado em 25/02/2016 às 17h49
atualizado em 25/02/2016 às 18h54
Cartaxo e parte da bancada federal

A bancada federal paraibana se reuniu nesta quinta-feira (25) em Brasília com a médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre Zika Vírus e a microcefalia. Ela pediu ajuda dos parlamentares para estruturar um centro de pesquisas em Campina Grande, possibilitando que os profissionais se engajem e colaborem com os estudos relacionados ao Aedes Aegypit, problemas neurológicos, microcefalia e outras síndromes.

“Nós marcamos audiência com o Ministério da Saúde para encaminhar esse pleito de mais recursos para montar uma estrutura de pesquisa e atendimento. Além disso, nos comprometemos a encaminhar emendas para auxiliar na aquisição de equipamentos como um aparelho de ressonância magnética de última geração”, explicou o coordenador da bancada, deputado Benjamin  Maranhão (SD).

O parlamentar lembrou que destinou emenda no valor de R$ 1.450.000,00 para a Maternidade Instituto Saúde Elpídio de Almeida (Isea) em Campina Grande para auxiliar no atendimento e tratamento das crianças vítimas de microcefalia.

Alem de Benjamin, participaram da reunião os deputados federais Rômulo Gouveia (PSD) e Marcondes Gadelha (PSC), além do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD).

Quem é Adriana

A médica Adriana Melo tem 45 anos e trabalha há 16 no setor de medicina fetal do Isea, a principal maternidade pública de Campina Grande. A medicina deve a ela o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a má formação do cérebro de milhares de crianças. Mesmo sem estrutura de pesquisa, a médica conseguiu estabelecer essa relação.

Leia Também