João Pessoa, 25 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
REFERÊNCIA

Brasília é cidade com maior qualidade de vida do país, aponta ranking

Comentários: 0
publicado em 25/02/2016 às 16h01

Brasília é apontada como a cidade com maior qualidade de vida do país e 106ª do mundo em ranking divulgado nesta segunda-feira (22) pela consultoria Mercer. A empresa diz elaborar o ranking “para auxiliar empresas multinacionais e outras organizações a remunerar de maneira justa seus empregados enviados em transferências internacionais” e tem como referência dez critérios, subdivididos em 39 categorias, como acesso a moradia, qualidade do ar, problemas de transporte, educação e entretenimento.

A posição de Brasília é a mesma da do ano passado. As outras três cidades brasileiras listadas foram Rio de Janeiro, em 117º (subiu um lugar em relação a 2015); São Paulo, em 121º (caiu duas posições por causa da crise da água e do aumento de ocorrência de doenças infecciosas) e Manaus, em 125º (subiu uma posição). O ranking traz ao todo 230 locais em todo o mundo.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou ver com “alegria” a posição da cidade no ranking. “É uma cidade bastante arborizada, a população é bastante afetiva. Brasília ainda tem uma segurança que é em média melhor do que da maioria das cidades brasileiras. Nós temos uma infraestrutura de serviços boa, então acho que o conjunto dessas coisas fazem de Brasília a cidade com a melhor qualidade de vida do país.”

Rollemberg disse considerar como meta fazer com que esse cenário se estenda para as regiões administrativas além do Plano Piloto. O desafio, para ele, é melhorar a qualidade de atendimento na saúde pública. Já os locais que destaca são o Parque da Cidade, as cachoeiras, o Clube do Choro e as feiras, como as do Guará e de Ceilândia.

“Tem ainda toda a questão da diversidade cultural. E acho que poucas cidades vão ter o privilégio do Parque Nacional de Brasília com aquelas piscinas deliciosas e, em pleno século 21, onças se reproduzindo em condições naturais”, declarou.

G1

Leia Também