João Pessoa, 06 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
efetivo

Bombeiros utilizam mais de 1.200 militares na Operação Carnaval

Comentários: 0
publicado em 06/02/2016 às 17h27

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) vai empregar um total de 1.258militares e 90 viaturas em todo Estado, durante a Operação Carnaval, que começa neste sábado (6) e se prolonga até a próxima terça-feira (9). A ação tem por objetivo a prevenção de sinistros e o atendimento a acidentes para que dessa forma seja garantida a integridade e segurança social das pessoas, bem como do patrimônio e do meio ambiente.

Na área do 1º Comando Regional Bombeiro Militar (CBRM), que compreende a região do Litoral, as ações têm o foco na prevenção de acidentes aquáticos, como também o atendimento às vítimas de acidentes, incluindo afogamentos. Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, o litoral paraibano será coberto pelas ações da corporação. “Nesta Operação Carnaval, além do serviço rotineiro, atuamos com força total, dando ênfase ao serviço de prevenção nas praias, assim teremos, em resumo, 37 postos de guarda-vidas, distribuídos do município de Lucena a Acaú (divisa com Estado de Pernambuco), com militares equipados adequados para ações de prevenção, salvamento aquático e primeiros socorros para o pronto atendimento aos banhistas”, detalhou o coronel Jair.
Com um efetivo total de 451 militares distribuídos estrategicamente ao longo do Litoral, o 1º CRBM contará com o auxílio de embarcações e viaturas das diversas áreas de atuação, como combate a incêndio, busca e salvamento e de atendimento pré-hospitalar, moto resgate, além de viaturas de apoio para ações de logística, suporte e coordenação da operação.

Já no 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), sediado em Campina Grande, serão 429 BMs empenhados na Operação Carnaval, distribuídos em 273 postos externos e 156 postos internos, auxiliados por viaturas (incluindo embarcações). O foco serão eventos religiosos, praias e açudes, com o emprego de 18 postos de guarda-vidas.
Na região de Patos e municípios circunvizinhos do Sertão do Estado, abrangidos pelo 3º Comando Regional de Bombeiros Militar (3º CRBM), a corporação montou um esquema que inclui 378 militares, apoiados por viaturas e embarcações. Algumas cidades polo da operação serão Catolé do Rocha, Patos, Pombal, Sousa, Paulistas, Cajazeiras e Coremas – que possuem maior movimentação de pessoas em açudes, rios e eventos festivos noturnos.

MaisPB

Leia Também