João Pessoa, 30 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
transtornos

Temporal provoca estragos no Rio Grande do Sul e deixa 300 mil sem luz

Comentários: 0
publicado em 30/01/2016 às 08h31
atualizado em 30/01/2016 às 05h36

Um temporal que atingiu Porto Alegre na noite desta sexta-feira (29) provoca transtornos no município. Já na madrugada de sábado (30), o mau tempo ainda deixava cerca de 300 mil clientes sem luz, de acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A chuva derrubou parte dos telhados de dois centros de compras e de pelo menos um posto de combustível na Região Central, além de destelhar residências e derrubar árvores.

De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. A chuva cancelou o evento de carnaval Descida da Borges, no Centro, onde pelo menos cinco postes de energia foram derrubados pela ventania.

Segundo a CEEE, a maior parte dos 200 mil clientes sem energia está na capital gaúcha. A companhia diz que a subestação responsável pelo fornecimento de energia ao Centro e aos bairros Cidade Baixa, Menino Deus e Bom Fim, foi atingida por objetos arremessados pelo forte vento durante a chuva. Até por volta das 2h, não havia luz em grande parte da Região Central da cidade.

Foi registrada a queda de parte do telhado do Shopping Praia de Belas, um dos principais centros de compras da capital gaúcha, no bairro de mesmo nome, e o Nova Olaria, na Cidade Baixa. Um edifício-garagem ao lado do shopping também teve danos. O posto de combustíveis que ficou destelhado fica na esquina entre as avenida Borges de Medeiros e Ipiranga, também no bairro Praia de Belas. Havia no local dois funcionários e um cliente na loja de conveniências, que não se feriram.

cz7edeywcaae41r.jpg_large

Ruas dos bairros Azenha, Cidade Baixa, Morro Santa Tereza, Menino Deus e do Centro tinham árvores caídas sobre a pista. Na orla do Guaíba, placas de sinalização e semáforos chegaram a cair na pista.

Duas embarcações que estavam atracadas no Guaíba foram atingidas pela chuva. O Cisne Branco, tradicional barco de turismo, virou. Havia uma pessoas dentro, que conseguiu se salvar. O catamarã, que liga a Zona Sul de Porto Alegre, o Centro e a cidade de Guaíba, ficou à deriva, segundo os bombeiros.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas