João Pessoa, 18 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
descarte irregular

Emlur coleta 200 mil toneladas de lixo em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 18/01/2016 às 14h45

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), divulgou, nesta segunda-feira (18), balanço das atividades no ano de 2015, no qual aponta que coletou aproximadamente 200 toneladas de resíduos descartados irregularmente, em locais que deveriam ser mantido limpo por toda a população, como reservas ambientais, praças, leitos de rio, encostas, canteiros, calçadas, canais, terrenos públicos e privados.

“O mau comportamento de alguns continuam causando prejuízos à todos, levando em conta que o lixo prejudica o meio ambiente, a saúde pública, causa também a poluição visual, além de alagamentos em vários pontos da cidade como se verifica em dias de chuva intensa”, disse Lucius Fabiani, responsável pelo órgão de Limpeza Urbana da cidade.

No ano de 2014, a quantidade recolhida foi ainda maior, chegou a 220,8 mil toneladas, e em 2013 foram 187,7 mil toneladas, de acordo com dados do Departamento Técnico de Planejamento (DIATEP) da Emlur. Esse montante refere-se ao que é pesado na balança do Aterro Sanitário Metropolitano que recebe os resíduos da cidade. “Nós conseguimos reduzir o montante de lixo recolhido, mas a população e o poder público continuam pagando caro pela falta de responsabilidade de alguns”, disse Lucius Fabiani.

De acordo com o regulamento de Limpeza Urbana e o Código de Postura do Município de João Pessoa, é dever do cidadão acondicionar o lixo de forma adequada, em sacos plásticos e disponibilizá-lo para a coleta domiciliar em horário próximo a passagem do caminhão compactador. O cidadão que for flagrado depositando lixo em locais inapropriados, como terrenos baldios, praças ou leito de rios, esta sujeito a multa.

Diariamente são designados em torno de 70 agentes de limpeza, veículos de grande porte e equipamento para fazer a retirada dos resíduos em vários pontos da Capital, inclusive em locais que contam com a coleta domiciliar regular diária ou a cada três vezes na semana. A Emlur disponibiliza também equipes para o recolhimento de resíduos em locais de difícil acesso.

Em meio as 200 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente é comum o recolhimento de sofás, colchões, geladeiras, guarda-roupa, móveis, TVs, impressoras, além de descartáveis, papelões, vidro, metais, pneus ou resto de material de construção, entre outros.

A população pode contribuir seguindo as orientações da Emlur sobre o descarte de lixo, como a utilização dos coletores de resíduos espalhados pela cidade e a coleta domiciliar, bem como os serviços de recolhimento de metralhas, poda, Cata-Treco (que recolhe móveis em desuso nas residências gratuitamente), o ponto de coleta de Lixo Eletrônico, no Bairro do Roger (ao lado do Parque Arruda Câmara – Bica). Esses serviços podem ser solicitados através do ‘Alô Limpinho’.

“Alô Limpinho” – Contribua para uma cidade mais limpa, basta acionar os serviços da Emlur por meio do 0800 083 2425/ 3214 7634, à disposição para obter informações, emissão de reclamações, sugestões e solicitação de serviços. Mais informações pelas redes sociais e o site da PMJP – http://www.joaopessoa.pb.gov.br.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas