João Pessoa, 16 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
neste sábado

Ataque terrorista a hotel mata 20 pessoas em Burkina Faso

Comentários: 0
publicado em 16/01/2016 às 05h55
atualizado em 16/01/2016 às 02h56

Trinta e três reféns, entre eles o ministro Clément Sawadogo, foram resgatados neste sábado (16) do hotel Splendid em Ouagadogou, capital de Burkina Faso, após um ataque que deixou ao menos 20 mortos nesta sexta-feira. A informação foi publicada no Twitter do ministro da Comunicação do país africano, Remis Danjinou.

Segundo agências internacionais, as forças de segurança ainda tenta por fim à invasão no local por homens armados do grupo jihadista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI). A operação conta com a colaboração de militares americanos e franceses.

O ataque começou por volta das 20h locais (18h de Brasília), quando pelo menos três indivíduos mascarados entraram no hotel Splendid, um dos mais frequentados por estrangeiros e funcionários da ONU, e efetuaram vários disparos.

Segundo testemunhas citadas pela imprensa local, os terroristas teriam detonado um carro-bomba na entrada do hotel antes da invasão.

O exército iniciou na madrugada deste sábado (16) uma operação com a colaboração de militares americanos e franceses para libertação dos reféns no hotel. Segundo a imprensa local, 12 reféns já foram libertados.

O país teve recentemente sua primeira eleição presidencial desde um golpe e estado ocorrido no ano passado. O golpe derrubou o ditador Blaise Compaore, que governou por 27 anos.

O mesmo grupo terrorista reivindicou a autoria do ataque contra o hotel Radisson Blu em Bamaco, a capital do Mali, em 20 de novembro do ano passado, que causou a morte de 19 pessoas.

G1

Leia Também