João Pessoa, 08 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
POLÊMICA NA TAILÂNDIA

Anúncio de ‘branqueador’ sai do ar após críticas de racismo

Comentários: 0
publicado em 08/01/2016 às 15h15
atualizado em 08/01/2016 às 12h19

Um porta-voz da equipe de marketing da empresa Seoul Secret Thailand disse à agência Efe que o anúncio foi suspenso temporariamente enquanto a direção da companhia toma uma decisão, após a chuva de críticas nas redes sociais. Uma retratação foi publicada na página oficial da empresa no Facebook.

O vídeo promocional mostra uma popular modelo e atriz que destaca a importância de manter sua pele branca para chegar ao estrelato.

Em um momento do anúncio sua pele vai escurecendo, enquanto uma segunda modelo mais jovem parece ocupar seu posto, ressaltando a importância de ter a pele clara.

Embora não seja a primeira vez que um anúncio ridiculariza as peles mais escuras, desta vez as redes sociais se encheram rapidamente de reprovações.

Em 2013, a filial tailandesa da multinacional Unilever se desculpou por um concurso de beleza entre universitárias para escolher a de pele mais branca.

Nesse mesmo ano, a bebida Verena L-Gluta Berry, também com propriedades branqueadoras, utilizou uma modelo maquiada para parecer ser uma negra junto com pais africanos para depois afirmar que por sorte poderia clarear sua pele com a bebida.

Uma pele mais clara é um sinal de status em muitas partes da Ásia, onde a tez escura é identificada com os camponeses queimados pelo sol nos campos de arroz.

A tailandesa Nonthawan “Maeya” Thongleng, vencedora do Miss Tailândia Mundo 2014, surpreendeu muitos em seu país por sua cor amorenada, incomum na maioria das modelos e atrizes que prosperam na carreira nos países asiáticos.

G1

Leia Também