João Pessoa, 06 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O papel da “candidatura” do PT

Comentários: 0
publicado em 06/01/2016 às 08h27
atualizado em 06/01/2016 às 05h28
Alvo de ataques de todos os lados, o PT se sente obrigado a montar uma trincheira

Alvo de ataques de todos os lados, o PT se sente obrigado a montar uma trincheira

Internamente, o PT da Paraíba está decidido a apresentar uma candidatura própria à Prefeitura de João Pessoa. Nenhuma pretensão de vencer, toda a disposição de se mostrar vivo e resistir ao processo nacional de desgaste.

Sem o apetite do deputado Luiz Couto, o melhor quadro da legenda, o partido se une em torno do nome do presidente Charlinton Machado. Professor universitário e filiado histórico, Charlinton reúne o necessário para a missão de defender o legado do partido: fala bem e não tem nada a perder.

Com mais de três minutos no guia eleitoral, o PT está convencido de que precisa recuperar suas bases sociais e não passar em branco na eleição em que está mal na fita, rescaldo da Lava Jato, e que é massacrado pelos adversários como mal exemplo na política.

Apoiar Luciano Cartaxo é referendar o mérito da saída do prefeito do partido, que abandonou o barco para se livrar dos efeitos negativos da filiação. Votar em Manoel Júnior, aliado-mor de Eduardo Cunha, está descartado. Votar no PSB é assinar o papel de coadjuvante sem chance sequer de figurar na chapa como vice.

O principal. O que o PT almeja é a defesa de sua história e dos avanços sociais. Coisa que somente ele por fazer por si mesmo.

Pau pra…
Ainda cauteloso com o entendimento de sua candidatura a prefeito, Charlinton Machado avisou, no 60 Minutos da Rede Arapuan de Rádios: se for convocado pelo PT, topa a parada.

…Toda obra
Charlinton reflete mais detidamente sobre o tema bem longe do ambiente de intrigas e provocações da Paraíba. Ele está de férias com a família no Rio de Janeiro.

…Porta
Emissários do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) chegaram a incensar dirigentes petistas na tentativa de reaproximação. Com direito a almoços e encontros.

Fechada…
Apesar dos acenos e auscultas, o partido decidiu romper definitivamente os contatos. A reeleição de Luciano está fora do leque de opções da sigla.

marcus alvesDe volta ao front
Ex-secretário de Comunicação de Cartaxo, o sociólogo Marcus Alves (foto) está na ativa em 2016. Nos bastidores, tem estabelecido diálogos e conversas com setores da política. Está convencido da existência de um campo aberto para a oposição. Vê viabilidade da candidatura de João Azevedo e potencial na postulação de uma terceira via chamada Manoel Júnior.

BRASAS

*Está entre Bruno Cunha Lima (PSDB) e Raniery Paulino (PMDB) a escolha do novo líder da oposição na Assembleia, revelaram fontes da bancada.

*Cabeças pensantes do PT admitem, em sussurros ao colunista: não será fácil barrar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo, no cenário que se apresenta.

*Adalberto Fulgêncio (PSD), secretário de Articulação, cutuca: enquanto o Estado passa sede, Azevedo, secretário de Recursos Hídricos, passa o tempo fazendo campanha antecipada…

*No PSB, há quem aposte que João Azevedo no final das contas passará o bastão de volta para a deputada Estela Bezerra (PSB).

*”Não vejo motivo para não ser consenso”. Do vereador Renato Martins (PSB), prestes a ser ungido de volta à liderança da oposição na Câmara de João Pessoa, pelo critério do rodízio.

FALA CANDINHA!
Chico e Francisco
Atrevida que só ela, dona Candinha soltou a sua sobre a candidatura do PT: “O risco que corre o Charlinton, corre o Machado”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Será dessa vez que Durval Ferreira emplaca na vice?

PINGO QUENTE
“É uma situação atípica”. Do presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, sobre o apoio do suplente tucano Antônio Mineral ao governo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também