João Pessoa, 05 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
260 NOVOS CASOS

Número de infectados pelo HIV no Amapá aumentou 30% em 2015

Comentários: 0
publicado em 05/01/2016 às 14h29
atualizado em 05/01/2016 às 11h43

O ano de 2015 fechou com um aumento de 30% em relação ao ano anterior no número de pessoas infectadas pelo vírus HIV no Amapá, o que equivale a mais de 260 novos casos.

A infecção pode resultar na Aids, síndrome que anula os sistemas de defesa do corpo e não tem cura. As incidências, segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), ainda estão relacionadas à prática do sexo sem proteção.

Para Aline Campos, assistente social do setor de DST/Aids, mais de 70% dos casos de infecção estão diretamente ligados ao não uso de camisinha. Outros tipos de adquirir o vírus como uso de objetos usados pelos portadores e transfusão de sangue ocorrem em incidência muito menor no estado.

Além da contaminação, 31 novos casos notificados de Aids foram registrados no estado. Esse indicador é muito menor que o do ano anterior, que teve 94 casos. Aline explica que a pessoa pode conviver por anos com o vírus HIV sem que apresente nenhum sintoma da Aids.

A facilidade de acesso ao teste rápido e aos tratamentos de controle é um dos fatores que aproxima o portador do serviço de saúde. Mesmo assim, segundo a coordenadoria, muitas pessoas ainda resistem em procurar atendimento.

“A faixa etária contaminada é predominante entre os jovens de 15 a 29 anos e que são heterossexuais. Além disso observamos um aumento nos casos em mulheres mais velhas, casadas e fieis, que se relacionam há anos com o marido sem camisinha, mas não percebem se ele está tendo relações com outras mulheres”, falou Aline.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas