João Pessoa, 01 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PARTO NORMAL

Primeiros bebês de 2016 no Instituto Cândida Vargas são meninas

Comentários: 0
publicado em 01/01/2015 às 17h54
atualizado em 01/01/2015 às 14h57

Enquanto a maioria contava os segundos para a chegada do ano novo, a contagem regressiva no Instituto Cândida Vargas (ICV) era pra saber quem seria o primeiro bebê a nascer em 2016. A resposta só chegou às 00h16, quando Gicelma Galdino de Vasconcelos deu à luz a Gislayne, que veio ao mundo, através de um parto normal, pesando 3,835 kg.

Gicelma, que é moradora do município de Capim, conta emocionada que a filha representa um recomeço, uma vez que o outro filho dela já tem 17 anos. “Dezessete anos depois, eu já esqueci tudo. É como se fosse a primeira filha. E ainda foi a primeira a nascer em 2016, não tenho nem palavras pra dizer o quanto tudo está sendo especial na minha vida. É o melhor presente para o meu ano novo”, relatou Gicelma.

Raílla foi a segunda bebê a nascer no ICV em 2016. Ela nasceu às 00h54, também de um parto normal, pesando 3,010 kg e é a primeira pessoense da família que deixou Franca, no interior de São Paulo, e escolheu João Pessoa para viver, há mais de seis anos.

“Foi ótimo, foi lindo. O atendimento aqui foi muito bom. Tenho outros três filhos, com 18, 17 e 13 anos, que não querem sair daqui. João Pessoa é um lugar maravilhoso para se viver, quem chega não quer mais ir embora”, enfatizou Andrea Cristina Pastorelli, mãe de Raílla.

Mesmo durante o feriado, o ICV está funcionando normalmente para garantir o melhor atendimento às gestantes de João Pessoa e também de diversas cidades da Paraíba e até de outros estados no Nordeste. “Trabalhar com bebês é emocionante e gratificante. Cada um que chega, o choro deles, a emoção das mães e dos pais compensa qualquer feriado. Foi a área que eu escolhi. Gosto demais de trabalhar na maternidade”, destacou Luciana Paulino, que é técnica de enfermagem do setor de admissão de recém-nascidos.

Assim como Gislayne e Raíla, milhares de crianças nasceram de parto normal no Instituto Cândida Vargas em 2015. O ICV conta com uma equipe multiprofissional que incentiva o parto normal e acompanha as mães no pré e pós-parto. A equipe inclui médicos (obstetras, neonatologistas e anestesistas), enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, além do suporte das doulas voluntárias e um acompanhante de livre escolha da gestante.

ICV – No Instituto, aproximadamente 60% dos atendimentos de urgência são realizados em pacientes residentes em João Pessoa, enquanto o restante são casos de urgência de pacientes de outros municípios e Estados vizinhos. Já do total de mulheres internadas na maternidade, 52% são de outras cidades e Estados.

Realizando cerca de 700 partos por mês, a maternidade do ICV funciona 24 horas por dia, durante todo o ano. O local dispõe de uma estrutura adequada para atender grávidas em toda a sua totalidade, incluindo três alojamentos para gestantes, UTIs maternas e Neonatais, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), enfermarias, salas de partos e bloco cirúrgico. O Instituto está localizado na Avenida Coremas, s/n, Jaguaribe.

 

MaisPB

Leia Também