João Pessoa, 28 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Ramadi

Exército iraquiano anuncia retirada total do Estado Islâmico

Comentários: 0
publicado em 28/12/2015 às 15h51
Forças contra-terroristas do Iraque agitam bandeira

As Forças Armadas do Iraque anunciaram nesta segunda-feira (28) a “libertação total” da cidade de Ramadi, capital da província de Al-Anbar, que estava em mãos do grupo terrorista EI (Estado Islâmico) desde maio.

“Anunciamos a boa notícia da vitória (…) da maravilhosa epopeia da recuperação de Ramadi das garras do odioso Daesh (acrônimo árabe do EI) e da libertação dos bairros da cidade um após outro”, disse o Comando de Operações das Forças Conjuntas em comunicado.

Este anúncio ocorre um dia depois que as tropas recuperaram o controle do complexo governamental, no centro da cidade.

A operação se desenvolveu em três fases e nela participaram combatentes de distintas zonas do Iraque, o que demonstra a unidade social do país, se indica na nota.

Tomaram parte nela o Exército, as Forças Antiterroristas, a Polícia Federal, a Polícia de Al-Anbar, as Forças Aéreas, a milícia xiita Multidão Popular e tribos sunitas, entre outros.

O Exército iraquiano ressaltou que reconquistará “o resto de cidades roubadas”, em alusão àquelas que permanecem em mãos dos jihadistas como Mossul.

Fontes militares informaram à Agência Efe que as forças iraquianas operaram hoje em Ramadi nas zonas de Albufarash, do complexo governamental, de Al Madish e de Albueiza, onde desativaram artefatos explosivos colocados pelos extremistas.

Também atuaram nas zonas de Al Zila, no norte da cidade, e Al Sufeiya, no leste, as últimas com presença do EI, segundo as fontes.

A reconquista ontem do complexo governamental, que abriga as principais sedes administrativas, entre elas a do Governo provincial de Al-Anbar, supôs uma grande vitória para as autoridades.

A perda de Ramadi é um duro golpe para os jihadistas e permitirá às forças governamentais se concentrar na libertação de Mossul, o principal reduto do EI no Iraque.

O EI conquistou Mossul em junho de 2014 e a fins desse mês proclamou um califado nas vastas zonas sob seu controle do Iraque e a vizinha Síria.

 UOL

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas