João Pessoa, 15 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em comunicado

TAM descarta ameaça de bomba em voo que deixou Madri

Comentários: 0
publicado em 15/12/2015 às 10h07

A enfermeira Carla Caroline do Nascimento Wlach, de 30 anos, que estava no voo da TAM que teve que voltar ao aeroporto de Barajas, em Madri, na Espanha, contou ao G1 que os passageiros não ficaram sabendo que o voo tinha sofrido uma ameaça de bomba. A companhia aérea informou nesta terça-feira (15) que a ameaça não se confirmou.

O voo JJ8065, com destino a São Paulo, retornou pouco depois de passar por Casablanca, no Marrocos, de acordo com o site de monitoramento de tráfego aéreo Flightradar24.com, citado pela agência Reuters. A TAM foi informada sobre a ameaça de bomba pelas autoridades espanholas, informou a empresa via Twitter.

“Depois de quase duas horas de viagem, o piloto disse que estava com um problema na navegação e que teríamos que voltar para Madri”, afirmou. A enfermeira, que mora em Viena e vem passar o Natal com a família em São Paulo, conta que o piloto avisou que a aeronave ia dispensar combustível antes de pousar. “Explicou que era um procedimento normal e quem estava na parte de trás da aeronave poderia observada.”

O avião pousou em segurança de volta em Madri pouco depois da meia-noite. A tripulação, porém, insistia para os passageiros permanecerem sentados. “Depois de 20, 30 minutos, eles autorizaram abrir os cintos. Na saída, a gente viu que o avião pousou no meio do nada. Só pediram para a gente descer rapidamente do avião e entrar no ônibus”, disse.

Quando chegaram ao aeroporto, policiais começaram as averiguações. “Eram muitos policiais e cães farejadores. Eles conferiam os passaportes. A gente se perguntava se estavam procurando alguém ou se suspeitavam de tráfico de drogas. Os policiais diziam que as informações viriam depois.”

Na área em que os passageiros ficaram no aeroporto não havia wi fi. “Não ficamos sabendo absolutamente nada. Só depois que que gente chegou ao hotel, eu joguei na internet e aí apareceu. Ninguém falou nada”, afirmou.

O grupo foi levado para um hotel na capital espanhola. “Nós fomos muito bem tratados. Depois que deixamos o avião ofereceram uma coberta para as crianças e água. Quando chegamos no hotel, já era de madrugada, e nos deram uma sacolinha com o lanche”, afirmou. Nesta terça-feira, ela aguardava o embarque com o marido, o filho de 12 anos e a filha de um ano.

“Será que pode acontecer de novo? Fica uma pulguinha atrás da orelha. Mas eu entendo a reação da companhia aérea e dos policiais da Espanha. Eles agiram assim por uma medida de segurança”, declarou.

O voo estava previsto originalmente para aterrissar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 5h25 desta terça-feira. Os passageiros retornarão ao Brasil no novo voo JJ9600, reprogramado para esta terça-feira às 20h30, no horário de Madri.

A companhia aérea, unidade do Grupo Latam Airlines, disse que colaborou com as autoridades locais e que todos os protocolos de segurança foram seguidos.

Imagem do site de monitoramento de voos Flight Radar mostra o trajeto do voo da Tam que retornou a Madri (Foto: Reprodução/Flight Radar)

A TAM emitiu o seguinte comunicado nesta terça-feira:

“A TAM Linhas Aéreas informa que não se confirmou a ameaça de bomba a bordo da aeronave que fazia o voo JJ8065 (Madri – São Paulo/Guarulhos), na noite desta segunda-feira (14). O avião retornou para o aeroporto de origem, pousando com total segurança. A companhia colaborou com as autoridades locais e todos os protocolos de segurança foram seguidos conforme legislação e normas do setor.

A companhia lamenta os inconvenientes causados aos passageiros, ressalta que todos receberam a assistência necessária e que deverão retornar ao Brasil no novo voo de número JJ9600, reprogramado para esta terça-feira (15) às 20h30 (horário local Madri).”

G1

Leia Também