João Pessoa, 14 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Mutirão da sinalização horizontal

Comentários: 0
publicado em 14/12/2015 às 11h01

Tão logo Carlos Batinga tomou posse como novo superintendente da SEMOB-JP, isto há apenas um mês (foi no dia 9 de novembro), em suas entrevistas destacou que, tendo em vista a prioridade (primeira mesma) que devem ter os pedestres (atitude em perfeita sintonia com a lei nacional da mobilidade urbana), adotaria – como já começou a adotar – as medidas cabíveis para que sejam (re)pintadas as faixas específicas para esse segmento social (as faixas de pedestres).

Sabemos que faz pouco tempo da nova gestão da SEMOB-JP, cuja equipe, comandada por Batinga, conta com outros técnicos muito competentes, que foram convidados exatamente pelo novo superintendente para essa complexa missão de contribuir no campo do trânsito e do transporte público com a administração do prefeito Luciano Cartaxo. E não é só o prefeito que confia na competência dessa nova equipe (além de Batinga, José Augusto Morosine, Maximiano Machado, Adalberto Araújo, Nilton Pereira, Telmano Japiassu…). Toda a população pessoense também.

Temos constatado que algumas avenidas de nossa cidade estão com a sinalização horizontal bem novinha! E nisto nos lembramos das palavras de Batinga em relação às faixas de pedestres como prioridade. Por isto, estamos a “palpitar”, como pedido a Batinga – mesmo em um tempo de muita carência financeira nas prefeituras em geral – que se valha do foco das faixas de pedestres (que é um item da sinalização horizontal) para ampliar a outros itens (pelo menos os mais importantes) dessa sinalização horizontal, especialmente de indicação da conhecida “lombada” que inclusive – onde falta sinalização – causa acidentes e minimamente quebra as molas dos veículos que não a percebem (pela falta da sinalização).

Nem precisa lembrar a Batinga (nem à sua equipe) o quanto é importante a sinalização horizontal. E o é não só como elemento orientador aos usuários sobre as condições de utilização adequada da via para aumentar a segurança e ordenar os fluxos do tráfego. É, também, como elemento embelezador da cidade, uma espécie de apresentar-se aos seus cidadãos e cidadãs, assim como aos turistas, de como ela é bem cuidada! E isto implica em aplausos à administração municipal, tanto por parte dos turistas quanto principalmente por parte dos que residem na cidade!

Leia Também