João Pessoa, 14 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÕES

Trump cresce em pesquisas e lidera disputa republicana

Comentários: 0
publicado em 14/12/2015 às 09h31
MANCHESTER, NH - NOVEMBER 11: Republican Presidential candidate Donald Trump prepares to speak at "Politics And Eggs" at the Radisson Hotel, on November 11, 2015 in Manchester, New Hampshire. Coming off the fourth debate Trump continues to run strong in the polls. Darren McCollester/Getty Images/AFP

O empresário Donald Trump avançou na preferência dos eleitores na disputa pela indicação à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, de acordo com uma nova pesquisa do Wall Street Journal e NBC News. Ele assumiu a liderança da disputa após recuo do pré-candidato Ben Carson. O segundo mais citado na pesquisa é o senador do Texas Ted Cruz.

Trump é o primeiro colocado entre os republicanos, com 27% de apoio, tomando a liderança que era de Carson na última pesquisa, feita em outubro. Cruz foi alçado ao segundo lugar em meio a sinais de que ele conseguiu captar alguns dos eleitores que eram de Carson. O senador da Florida Marco Rubio ocupa a terceira colocação na pesquisa.

Carson, um neurocirurgião aposentado, saiu da liderança para a quarta posição, ficando com 11% dos eleitores ante 29% na pesquisa de outubro. Carson tropeçou em alguns temas de política externa no momento em que os ataques terroristas em Paris ganharam atenção dos eleitores republicanos. Críticos passaram a levantar dúvidas sobre sua capacidade de lidar com assuntos internacionais.

As mudanças grandes entre os quadros representados por uma pesquisa e outra são um indicativo de que parte dos republicanos ainda está buscando definições, a menos de dois meses do início do processo de indicação do candidato.

A taxa de 27% de apoio obtida por Trump foi a mais alta desde o início das pesquisas do Wall Street Journal e da NBC este ano. Em outubro, ele tinha 23% de apoio. Os resultados continuam a desafiar a expectativa de muitos analistas de que a candidatura do empresário e celebridade da televisão iria desbotar ao longo do tempo.

A pesquisa sugere ainda que uma nova dinâmica surgiu na disputa, com Cruz despontando como uma força. Ele saiu de uma aprovação por 10% dos eleitores republicanos na pesquisa de outubro para um patamar de 22%. É a primeira vez que ele aparece na segunda colocação nas pesquisas desde o início da campanha.

Cruz tem cortejado eleitores evangélicos, os quais também vinham sendo atraídos pela pré-candidatura de Carson. O apoio a Cruz entre os eleitores que apoiam o casamento tradicional e são contrários ao direito de aborto atingiu 27% ante 14% em outubro. Ao mesmo tempo, o apoio de Carson nesse grupo de eleitores caiu para 14% ante 34% em outubro.

Da mesma forma, o apoio de Cruz entre eleitores que se consideram “muito conservadores” cresceu 23 pontos porcentuais, enquanto o apoio de Carson nesse grupo caiu os mesmos 23 pontos.

A pesquisa deixou poucas razões para comemorar na campanha do ex-governador da Flórida Jeb Bush, que há muito tempo vinha sendo considerado o favorito. Ele foi escolhido por 7% dos eleitores republicanos.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 6 e 9 de dezembro e capturou respostas de eleitores antes e depois da recente e controversa declaração de Trump sobre a imigração de muçulmanos. Na última segunda-feira, 7, ele defendeu que os Estados Unidos deveriam banir os muçulmanos de entrar no país temporariamente. Uma pesquisa detectou que 57% dos norte-americanos eram contrários à proposta enquanto, entre os republicanos, 38% apoiavam e 39% se opunham.

A pesquisa do Wall Street Journal e NBC News entrevistou mil pessoas e tem uma margem de erro de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Diário de Pernambuco

Leia Também