João Pessoa, 09 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ornamentação

Campina se ilumina para receber o Natal e movimenta turismo

Comentários: 0
publicado em 09/12/2015 às 11h27
atualizado em 09/12/2015 às 08h28

O natal dos campinenses se veste de luz e encantamento. A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) concluiu a iluminação das principais ruas, avenidas e pontos turísticos da cidade e está recebendo diariamente a visita de centenas de pessoas nesses locais.

A ação de iluminação deste ano integra o projeto “Natal Iluminado” da PMCG, que marca uma das datas que mais movimentam o comércio local e que aquece o coração das pessoas com o espírito da solidariedade e da comemoração. Este ano, o projeto teve como foco distribuir o clima natalino para grande parte da cidade, abrangendo também os distritos de São José da Mata e Galante, mas com atenção especial para a contenção de gastos e a sustentabilidade.

“Além da beleza, estamos focando na eficiência energética e na racionalização de gastos públicos. A cada ano nós estamos acumulando as peças do ano anterior. Ou seja, ao invés de locarmos, estamos reutilizando as peças em outros lugares, aumentando cada vez mais a intervenção municipal nas ruas da cidade e gastando cada vez menos”, explicou o secretário de Obras e Planejamento, André Agra.

A iluminação natalina está presente nas avenidas Brasília, Floriano Peixoto e Manoel Tavares, que receberam luminárias novas e compostas por luzes de LED, atendendo à necessidade da eficiência energética, e se espalham por diversas ruas, praças e pontos turísticos da cidade.

Atração turística

Desde o final de novembro, as praças e pontos turísticos da cidade estão atraindo centenas de pessoas diariamente, que fazem fila para poderem fazer uma foto do natal nos belos cenários que se espalharam pela cidade.

No Parque da Criança, por exemplo, além da iluminação especial e diferenciada em sua escadaria interna, o destaque está na bola natalina gigante instalada na praça em frente ao local. Algumas pessoas estão esperando a madrugada para fazerem fotografias profissionais de casamentos, aniversários e comemorações diversas.

No Açude Velho e no Memorial aos 150 anos de Campina o movimento não tem sido diferente. Muitas pessoas estão aproveitando os passeios para registrarem que o natal já chegou, utilizando como cenário esses pontos turísticos. O mesmo tem acontecido nas Praças da Bandeira, Clementino Procópio, Augusto dos Anjos e Raimundo Asfora, porta de entrada de Campina Grande para quem vem do litoral do estado.

Segundo o secretario André Agra, a atual situação financeira não impossibilitou fazer um “Natal Iluminado”, pois usando a criatividade, tudo é possível.

“A iluminação natalina seguiu quatro estratégias de trabalho. Primeiro a comemoração do natal, um importante evento cristão. Segundo, contribuir com a questão da segurança, pois quando a gente traz uma iluminação pública desse nível, as famílias se sentem mais felizes, mais tranquilas, visitam os pontos estratégicos para fotografarem e isso ameniza a sensação de insegurança pública. O terceiro ponto é a questão da economia, por isso focamos também nas ruas Maciel Pinheiro e Venâncio Neiva, para dar um incentivo aos comerciantes nesta época de forte crise. E o quarto ponto é criar um elemento novo, transformar o Natal Iluminado de Campina Grande em uma atração turística, que traga pessoas de outras cidades e até de outros estados para conhecê-lo”, destacou André.

A última etapa prevista no contrato firmado entre a PMCG e a empresa Lançar, responsável pela instalação de toda a iluminação natalina da cidade, foi a ornamentação do Viaduto Elpídio de Almeida, concluída no último domingo (6). Mas Agra garante que os campinenses ainda serão contemplados com duas outras surpresas:

“Concluindo o projeto com a ornamentação do Viaduto, ainda teremos duas surpresas que não foram anunciadas, mas que em breve o prefeito Romero Rodrigues irá divulgar para todos. Serão dois atrativos diferenciados, que vão encantar toda a população”, destacou o secretário.

MaisPB

(Foto: Sérgio Melo)

Leia Também