João Pessoa, 07 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
legislativo

Nicolás Maduro reconhece derrota nas eleições da Venezuela

Comentários: 0
publicado em 07/12/2015 às 09h42
atualizado em 07/12/2015 às 06h44

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reconheceu a derrota da sua formação política, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), pela primeira vez em 16 anos, nas eleições legislativas desse domingo (6).
Saiba Mais

Oposição diz que vitória nas eleições é o “início da mudança” na Venezuela

“Vimos com a nossa moral, com a nossa ética, reconhecer estes resultados adversos, aceitá-los e dizer à Venezuela que a Constituição e a democracia triunfaram”, afirmou, em declaração divulgada pela televisão, pouco depois do anúncio oficial do resultado, que dá maioria parlamentar de dois terços à oposição.

“Foi um dia longo, com grande jornada de participação, em que quase 75% dos eleitores expressaram o seu voto”, disse Maduro. Ele destacou que se trata da 20ª eleição, “de um ciclo profundo de democracia” na Venezuela.

“Sempre temos sabido reconhecer os resultados, em todas as circunstâncias”, acrescentou, afirmando que as forças ‘chavistas’ sempre confiaram no sistema eleitoral do país.

Maduro atribuiu o resultado à “guerra econômica” contra o governo venezuelano.

“Na Venezuela não triunfou a oposição”, triunfou “um plano contrarrevolucionário para desmantelar o Estado social-democrático de justiça e de direitos”, destacou.

Ele disse ainda que os resultados são vistos pelos socialistas “como uma bofetada para acordar” e apelou aos venezuelanos que os reconheçam pacificamente.

Agência Brasil

Leia Também