João Pessoa, 06 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
cultura

Festival de Música Clássica de João Pessoa termina com concerto

Comentários: 0
publicado em 06/12/2015 às 09h29
atualizado em 06/12/2015 às 08h55

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) encerrou o III Festival Internacional de Música Clássica com um concerto no final da tarde deste sábado (5) que lotou a Praça Dom Adauto, no Centro Histórico. O evento reuniu orquestra e integrantes da Banda 5 de Agosto (os mesmos que fizeram o concerto das 14h, na Igreja da Misericórdia) e teve a participação do cellista alemão, Benedict Klöckner, uma das estrelas homenageadas da edição, numa das obras.

O programa foi variado: abrangeu da contemporaneidade de “Lamento e dança brasileira”, do maestro pernambucano Clóvis Pereira (pai do atual spalla da OSMJP, Clóvis Pereira Filho), ao nacionalismo folclórico de Mussorgsky, com a peça orquestral “Uma noite no Monte Calvo” (com uma enxada afinada no lugar do glockenspiel original), chegando ao Romantismo de Tchaikovsky, com “Variações rococó para violoncelo e orquestra op. 33” (com a virtuose de Klöckner à frente dos solos) e a “Abertura 1812”, e o seu vigoroso trabalho percussivo e de metais, que encerraram com estrondo o concerto.

“Este ano conseguimos consolidar uma proposta que surgiu quando o festival ainda era uma ideia embrionária, há três anos: juntar os jovens futuros musicistas de cordas aos talentos talhados pela experiência, para culminar num festival de alto nível”, disse o maestro Laércio Sinhorelli Diniz, ao referir-se às crianças instrumentistas do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que participaram do concerto de abertura, no último domingo (29), no adro da Igreja São Francisco.

Incensado por todos os lados, Benedict Klöckner, de 26 anos, se revelou grato por essa troca de conhecimentos propiciada na última semana nos concertos, masterclasses e mesmo fora dos palcos: “Ter podido tocar com pessoas tão jovens e talentosas fez toda a experiência valer a pena. As igrejas históricas de João Pessoa são espaços belos e únicos”.

O evento, uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e patrocinado pelo BNDES, demonstrou mais uma vez ser sucesso de público e crítica em apresentações repletas.

“Creio que toda essa mescla de repertórios eruditos e populares aproximou o público a conhecer todo o repertório variado que a música clássica alcança. Ela é muito mais do nosso dia a dia do que pensamos”, acredita o engenheiro Rômulo Passos, que esteve presente em algumas apresentações.

O III Festival Internacional de Música Clássica cumpriu uma agenda de 23 concertos no total, que circularam pelas igrejas São Bento, Baptista, do Carmo, São Francisco e Misericórdia, com um catálogo de bandas, grupos camerísticos e sinfônicos em diferentes formações. Quinze solistas de seis países diferentes (Brasil, EUA, Holanda, Alemanha, Israel e Japão) participaram.

MaisPB

Leia Também