João Pessoa, 29 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
tecnologia

Suíça começa a transportar passageiros em ônibus sem motorista

Comentários: 0
publicado em 29/11/2015 às 09h25

A start-up BestMile promete começar a operar, em março do ano que vem, um serviço de ônibus sem motorista na cidade de Sion, na Suiça, que tem pouco menos de 30 mil habitantes. Com capacidade para nove passageiros cada, os coletivos foram idealizados pela montadora francesa Navya.

De acordo com a start-up, a operação do sistema se dará a partir de uma central de controle, que adotará um algoritmo testado ao longo dos últimos dois anos em uma universidade local — até agora, porém, ele ainda não foi colocado em prática no “trânsito real”. A princípio, os ônibus cobrirão pequenas distâncas entre áreas residenciais e estações de trem ou ônibus convencionais. Os trajetos e horários de funcionamento serão sempre definidos de acordo com a demanda de passageiros.

Em um primeiro momento, o foco da operação será uma região turística da cidadezinha, chamada Sion’s Old Town, numa parceria com a empresa de ônibus suíça PostBus.. Totalmente elétricos, os micro-ônibus da BestMile são capazes de reconhecer obstáculos e placas de trânsito.
G1

Leia Também