João Pessoa, 27 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Guerra de nervos na Assembleia

Comentários: 0
publicado em 27/11/2015 às 09h57
atualizado em 27/11/2015 às 07h00
adrianogaldinoserio

Papel da mediação e equilíbrio na guerra do TCM está nas mãos do deputado Adriano Galdino

A sessão de ontem na Assembleia poderia ter terminado pior, não fosse a ação dos bombeiros e a atitude enérgica do presidente Adriano Galdino, ao abreviar o clima de enfrentamento ácido e encerrar os trabalhos para evitar que coisa pior viesse a ocorrer no plenário.

Bem ao estilo da Paraíba, a tese do Tribunal de Contas dos Municípios foi infectada desde a nascente pelo “ame ou odeie”. O TCM foi o estopim da guerra de nervos entre oposição e governo registrada pelas lentes das câmeras de televisão e microfones das emissoras de rádio.

A temperatura exigirá bem mais do que discurso e atos de conciliação do presidente Adriano Galdino, como ele fez ontem, puxando o freio de mão dos contendores e decretado o fim do combate.

Não é todo dia ou em todo mandato que se cria uma corte de contas. Nesse momento histórico e carregado de contestações e extremos, Galdino precisará empreender todo o seu espírito de magistrado, mesmo sendo aliado fiel do governo e um dos prováveis conselheiros do TCM.

E estamos apenas no começo desse embate. A coisa tende a piorar e se agravar quando chegar ao campo das disputas pelas vagas da composição. Um estágio que aflorará vaidades, frustrações, traições, revoltas e, quem sabe, rompimentos. Ainda nem instalado, o TCM já mostra seu preço.

Bomba…
Admoestado publicamente, o deputado Ricardo Barbosa (PSB) ficou profundamente chateado com o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB).

…Chiando
Por muito pouco, Barbosa não deu respostas duras em entrevistas à imprensa. Galdino teria tentado contato para acalmá-lo, momentos depois, mas não conseguiu.

Clima…
Ao 60 Minutos – da Rede Arapuan de Rádios – o líder da oposição, Renato Gadelha (PSC), lamentou o episódio e sugeriu um encontro para apaziguar os ânimos.

…Pesado
O clima pesado começou bem antes do confronto público. Barbosa não gostou de uma entrevista da deputada Camila Toscano (PSDB), acusando manobra no dia anterior.

Ricardo vai na ferida
Longe das picuinhas e confrontos da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho aproveitou a entrevista ao Estadão para defender uma agenda positiva para o Brasil, mas não poupou a equipe, a quem acusou de “falta de sensibilidade e visão social”, pelo contingenciamento de recursos para ações emergenciais, como o surto de microcefalia.

BRASAS
*A atuação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na sessão do Senado foi fundamental para evitar a votação secreta.

*No 60 Minutos (Rede Arapuan), Érick Pereira, constitucionalista com banca respeitada em Brasília, viu acerto e legalidade na decisão do STF no Caso Delcídio.

*Para Pereira, a postura do senador, gravada pelo filho de Nestor Cerveró, não mexeu com pessoas. “Provocou instituições”, complementou.

*Lígia Feliciano (PDT), vice-governadora, cortou o mal pela raiz: não tem nenhum interesse em compor o TCM.

*Emissários do governador Ricardo Coutinho tentam, sem sucesso, convencer o deputado Gervásio Filho (PMDB) a topar ir para o TCM.

*O deputado João Henrique, vice-presidente da Assembleia, já foi alertado da possibilidade de não assumir, em caso de renúncia de Galdino para o TCM.

FALA CANDINHA!
Dona Candinha pensou em sugerir ao presidente da Assembleia, Adriano Galdino, uma licitação para o bom funcionamento da Casa: “Um grande estoque de… Maracugina”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Qual é o melhor para Lígia: ser governadora seis meses ou conselheira vitaliciamente ?

Ricardo Coutinho 10PINGO QUENTE
“Cunha não tem piedade do País”. Do governador Ricardo Coutinho (PSB-foto), ao Estadão, defendendo a saída do presidente da Câmara.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também