João Pessoa, 18 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prevenção

USF Riacho Doce, no Cristo, realiza atividades do Novembro Azul

Comentários: 0
publicado em 18/11/2015 às 12h13
atualizado em 18/11/2015 às 09h15
????????????????????????????????????

A secretaria municipal de Saúde de João Pessoa, através da Unidade de Saúde Familiar (USF) Riacho Doce, do bairro do Cristo, realizou, nesta quarta-feira (18), o Dia da Saúde do Novembro Azul. A ação aconteceu na sede da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), que apoiou o evento.

O objetivo foi alertar os homens não só no mês da campanha, mas conscientizar na importância da prevenção.

A ação contou com mais de 60 atendimentos e transcorreu na manhã desta quarta-feira (18) nas dependências da Empasa, quando foram ofertados os serviços de palestra sobre câncer de próstata; verificação de pressão arterial; teste de glicemia, HIV, sífilis, hepatite B e C; aconselhamento com psicóloga; atendimento médico (consulta/ solicitação de exames); orientações dos profissionais de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga e assistente social; e avaliação em saúde bucal, além de um lanche com frutas para os atendidos.

A política nacional de atenção integral à saúde do homem prega que não importa qual o tipo de homem, e sim o tipo que cuida da saúde.

Para tanto, a fisioterapeuta e apoiadora da USF Riacho Doce, Cybelle Leite, demonstra preocupação com a população masculina, “que não tem o hábito de procurar os serviços de saúde de atenção primária. “Muitos são resistentes e na maioria das vezes a falta de co-reponsabilidade com sua saúde gera um problema maior; para o homem o agravamento de uma doença e para o SUS um grande custo, pois, no caso de urgências irão recorrer aos hospitais”, enfatizou Cybelle.

A fisioterapeuta informou ainda que na atenção primária, são desenvolvidas diversas atividades voltadas à população pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

MaisPB

Leia Também