João Pessoa, 12 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
preocupação

Tovar faz alerta e diz que situação de emergência atinge 88,3% das cidades

Comentários: 0
publicado em 12/11/2015 às 11h41

A seca e os problemas com abastecimento d’água vêm atingindo cada vez mais municípios paraibanos. Das 223 localidades, um total de 88,3% se encontra em situação de emergência. Por conta disso, o deputado estadual, Tovar Correia Lima (PSDB), apresentou um Requerimento pedindo a convocação dos representantes do Governo do Estado para explicar o que vem sendo feito para minimizar tantos problemas e tanto sofrimento.

“Tento aqui ecoar o grito de pedido de socorro dos paraibanos. A situação é desesperadora. As pessoas estão sofrendo muito com a falta de água. Os nossos reservatórios secaram ou estão prestes a secar e o povo sofre sem um item essencial para a sobrevivência que é a agua. A situação é de tirar o sono e não podemos ficar de braços cruzados”, disse o deputado.

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Tovar cobrou do Governo do Estado a apresentação de um ‘Plano B’ no combate aos efeitos da seca e da falta d’água.  “O que mais causa revolta é que esta seca prolongada já estava sendo prevista, mas o Governo do Estado e Governo Federal nada fizeram para evitar ou minimizar todo este problema que agora vivemos”, disse.

Conforme o deputado, o açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e mais 18 municípios atingiu a sua pior marca na história com 14,2% de sua capacidade total. A população só tem direito a água na torneira duas vezes no mês. Em dezembro o açude deve chegar ao seu volume morto e não sabemos as consequências da utilização dessa água.

Tovar alertou que a falta de água também está afetando a educação em diversos municípios. “Semana passada tivemos notícia que o cronograma de aulas foi modificado em escolas de 20 municípios da Paraíba por conta da seca no estado, atingindo 40 mil alunos. As férias foram antecipadas em algumas instituições. Em Sousa, no Sertão, por exemplo, as aulas vão terminar 23 dias antes do previsto”, revelou.

De acordo com o deputado, é importante que representantes do Governo do Estado estejam na Assembleia Legislativa para discutir e debater junto com os deputados com o objetivo de encontrar alternativas para minimizar o sofrimento dos paraibanos que enfrentam a pior seca dos últimos 50 anos.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas