João Pessoa, 08 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ataque cardíaco

Empresário ligado a Putin é encontrado morto nos EUA

Comentários: 0
publicado em 08/11/2015 às 13h10
Lesin foi ministro russo da Imprensa, Televisão e Rádio de 1999 a 2004 ( Foto: Sergei Ilntsky / EFE)

O corpo de Mikhail Lesin, ex-ministro russo da Imprensa, foi encontrado em hotel de luxo em Washington. Segundo a fundação Russia Today, grupo de mídia apoiado por Moscou, o executivo teria sofrido ataque cardíaco.

A Embaixada da Rússia em Washington confirmou neste sábado a morte do empresário Mikhail Lesin. O corpo foi encontrado na última quinta-feira pela polícia local no Hotel Dupont Circle, em Washington.

Lesin foi ministro russo da Imprensa, Televisão e Rádio de 1999 a 2004. Nos cinco anos seguintes, ele trabalhou como assessor de mídia da presidência russa. Em 2013, o executivo se tornou o CEO da gigante dos meios de comunicações Gazprom-Media Holding, mas pediu demissão neste ano alegando motivos familiares.

A rede de notícias Russia Today informou que o empresário de 57 anos teria sofrido um ataque cardíaco. A emissora afirmou que Lesin teria “inspirado a criação” da emissora internacional apoiada pelo governo em Moscou.

O presidente russo, Vladimir Putin, saudou a “enorme contribuição prestada por Mikhail Lesin para a formação dos meios de comunicação modernos russos”, anunciou a agência de notícias russa Tass.

Corrupção

De acordo com a emissora americana ABC, Robert Wicker, senador republicano pelo estado do Mississippi, pediu no ano passado que Lesin fosse investigado por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção.

O executivo da mídia russo teria supostamente acumulado milhões de dólares em ativos na Europa e nos Estados Unidos no período em que trabalhou para o governo em Moscou. Segundo a reportagem, seriam US$ 28 milhões em imóveis em Los Angeles.

“O fato de um funcionário público russo ter acumulado os fundos necessários para adquirir e manter estes ativos na Europa e nos EUA levanta sérios questionamentos”, escreveu Wicker.

Terra

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas