João Pessoa, 07 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
durante cerimônia

OMS declara fim da epidemia de Ebola em Serra Leoa

Comentários: 0
publicado em 07/11/2015 às 10h41

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste sábado (7) Serra Leoa livre de Ebola, um vírus que provocou a morte de milhares de pessoas e uma brutal recessão econômica.

“Hoje, 7 de novembro de 2015, a OMS declara o fim da epidemia de Ebola em Serra Leoa”, anunciou Anders Nordstrom, diretor da agência da ONU para Serra Leoa, em uma cerimônia na capital do país, Freetown.

O anúncio foi recebido com muitos aplausos.

A epidemia, a mais grave desde que o vírus foi identificado na região central da África em 1976, provocou mais de 11.300 mortes entre quase 29.000 casos registrados, um balanço que na realidade pode ser ainda maior, admite a OMS.

Um país é considerado isento do Ebola quando registra dois períodos de 21 dias – a duração máxima da incubação do vírus – sem o registro de nenhum novo caso.

A Libéria também foi declarada livre da epidemia em maio deste ano após passar 42 dias sem novos casos da doença.

Já na Guiné, dois novos casos foram confirmados pela OMS em outubro, um em Forecariah, no oeste da Guiné, que parece estar ligado a uma cadeia de infecção já conhecida, e outro na capital, Conacri.

A epidemia de Ebola na África Ocidental, a mais grave desde a identificação do vírus na África Central em 1976, foi declarada em dezembro de 2013 no sul da Guiné, antes de propagar-se para as vizinhas Libéria e Serra Leoa.

G1

Leia Também