João Pessoa, 30 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
gabinete itinerante

Dinaldinho defende projeto para implantar energia eólica na PB

Comentários: 0
publicado em 30/10/2015 às 09h05
atualizado em 30/10/2015 às 06h07

O deputado estadual Dinaldinho Wanderley (PSDB) participou de reunião, no município de Santa Luzia, dentro do projeto Gabinete Itinerante, onde foi apresentado o projeto de instalação do Complexo Eólico Ventos de Arapuá – Parque Eólico Chafariz 6 e Canoas 2 – localizado no Vale do Sabugi. A instalação que será feita por meio da união dos grupos Iberdrola e Neoenergia – Força Eólica no Brasil terá investimento de até R$ 2 bilhões e beneficiará diretamente os municípios de Santa Luzia, São Mamede, Areia de Baraúnas e São José do Sabugi.

O deputado Dinaldinho, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar das Energias Alternativas, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e que tem como presidente o deputado Renato Gadelha (PSC), destacou a importância do projeto para a região. “Esse é uma ação importante que vai oferecer energia limpa e também possibilitará a geração de emprego e renda para os paraibanos”, destacou.

De acordo com o projeto apresentado, a região do Vale do Sabugi foi escolhida para abrigar o empreendimento pelo potencial eólico e sua infraestrutura rodoviária. O empreendimento vai garantir energia limpa para mais de 150 mil consumidores com a produção de 65,1 megawatts. Para se ter uma ideia, apenas nos municípios de Santa Luzia e de São José do Sabugi serão produzidos 25,2 megawatts o que dará para beneficiar 52 mil residências.

Na Assembleia Legislativa o deputado Dinaldinho Wanderley apresentou um projeto de Lei que trata do tema. Ele sugere que o Governo do Estado estabeleça condições gerais para isenção de ICMS de microgeração e minigeração de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 100 KW e que utiliza fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conforme regulamentação da Anatel.

“Sem o incentivo à produção de energia, voltaríamos a utilizar baterias para armazenar a energia produzida para consumo, sem que houvesse uma produção de energia limpa e sustentável. Essas novas energias vão podem evitar um possível colapso no país por conta de um sistema que está totalmente saturado”, disse o deputado.

Participaram também da reunião ao lado do deputado, os prefeitos de Santa Luzia, Ademir Morais; de São Mamede, Chagas Lopes; e de São José do Sabugi, Nelis Dantas.

Energias renováveis – São aquelas que vêm de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 318.105 mil megawatts (MW), e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas