João Pessoa, 29 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
operação da PF

Lula se diz vítima de ‘pancadaria’ e dispara: ”vou sobreviver”

Comentários: 0
publicado em 29/10/2015 às 14h18
atualizado em 29/10/2015 às 15h21

Três dias após empresas de um de seus filhos terem sido alvos de uma operação da Polícia Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (29), em discurso no encontro do Diretório Nacional do PT, que sobreviverá à “pancadaria”.

Na última segunda-feira (26), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no endereço onde funcionam empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho mais novo de Lula. A ação foi um desdobramento da Operação Zelotes, que investiga fraudes em julgamentos e vendas de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda, e incentivos fiscais supostamente irregulares em favor de empresas do setor automotivo.

“Não queria que ficassem preocupados com esse problema. Ninguém precisa ficar com pena, porque se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar a adversidade. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria e, pode ficar certo, eu vou sobreviver”, afirmou o ex-presidente, aplaudido pela plateia de dirigentes petistas.

No início do discurso, Lula afirmou que o partido vive o maior “bombardeio” da história do país, “atacado 24 horas por dia”.

“Quero compartilhar com vocês o que estou vendo. A primeira coisa que acho que temos que fazer é uma aferição correta sobre a conjuntura política. Certamente nós não vivemos o nosso melhor momento. Nós vivemos um momento de um acirrado bombardeio contra o PT e os petistas. Acho que nunca houve na história do país o bombardeio que nosso partido recebe 24 horas por dia”, afirmou.

No discurso, Lula também atribuiu parte da atual crise à “mudança de discurso” do governo da presidente Dilma Rousseff em relação às promessas da campanha eleitoral do ano passado. Na avaliação de Lula, a presidente está fazendo exatamente o que afirmou que não faria enquanto tentava conquistar mais um mandato.

Rui Falcão

Antes de Lula discursar, o presidente do PT, Rui Falcão, criticou o que classificou de “ataque odioso” à família do ex-presidente.

“É preciso acabar com a ofensiva que se dirige ao governo, à presidenta, ao nosso partido e à nossa liderança maior que é o presidente Lula. Há uma campanha coordenada para nos fragilizar. […] E agora tem esse ataque odioso à família do presidente Lula e, simultaneamente ao companheiro Gilberto Carvalho”, disse Falcão.

O presidente do PT afirmou que o Ministério Público Federal realiza operações em datas simbólicas para o partido, com o objetivo de enfraquecer a legenda.
Ele citou o fato de o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto ter sido conduzido à delegacia, para prestar depoimento de forma coercitiva, às vésperas do aniversário de 35 anos do partido.

“Setores se valem do momento simbólico do nosso partido para ofensivas pretensamente de combate à corrupção, mas que têm outro alvo. Vaccari foi conduzido para prestar depoimento às vésperas dos 35 anos do nosso partido”, afirmou.

MaisPB

Leia Também