João Pessoa, 25 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em todo o país

Candidatos terão uma hora a mais para prova de hoje no Enem

Comentários: 0
publicado em 25/10/2015 às 08h31
atualizado em 25/10/2015 às 08h40

Depois de um primeiro dia considerado “tranquilo” pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 começa na tarde deste domingo (25) com uma maratona de cinco horas e meia de provas: os candidatos precisarão responder a 45 questões de linguagens, 45 de matemática e produzir uma redação. Os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília.

A Paraíba apresentou em 2015 uma redução no número de inscritos para o Enem em relação a 2014. Foram 204.098 inscritos este ano contra 230.888 no ano passado, uma redução de 11,6%.

Os candidatos precisam ficar atentos ao horário de fechamento dos portões. O candidato poderá entrar no local de prova a partir das 11h (horário da Paraíba). Os portões serão fechados às 12h, na Paraíba, e as provas começam a ser aplicadas meia hora depois.

Segundo o MEC, 364 pessoas foram eliminadas durante o Enem pelos motivos mais diversos: desde suspeita de fraude e uso de ponto eletrônico até por sair do local de prova antes da hora permitida e ir ao banheiro com a carteira, como aconteceu com um estudante do Rio Grande do Norte.

Houve também candidatos que nem tiveram a chance de entrar na sala de provas, porque chegaram ao local momentos depois de os portões serem fechados. Em São Paulo, pelo menos cinco pessoas tentaram forçar a entrada por entre as grades.

Para evitar ser eliminado no segundo e último dia do Enem, Mercadante deu, na tarde deste sábado (24), recomendações simples aos candidatos:

Horário: Chegar cedo é prevenir potenciais imprevistos. “A imprensa falando, mandamos e-mails para todos os participantes, nos últimos dois dias foram e-mails e SMS, então é importante isso porque amanhã tem prova e não tenha mais essa situação. As pessoas já sabem o endereço, é mais fácil sair com antecedência, chegar com antecedência, para não termos esse tipo de prejuízo aos participantes.”

Detectores de metal: Neste ano, o MEC dobrou o número de detectores de metais e decidiu que todos os participantes deverão passar por eles para ir ao banheiro. O resultado foi que, no sábado, muita gente foi eliminada por estar portando no bolso itens não permitidos pelo edital. Por isso, ao entrar na sala de provas, deixe todos os seus pertences que não sejam a caneta de cor preta e tubo transparente, o documento de identidade com foto, o cartão de confirmação do Enem e comidas e bebidas. Carteiras, chaves e outros objetos pessoas devem permanecer lacrados e fora do alcance dos estudantes.

MaisPB com G1

Leia Também