João Pessoa, 24 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Mais de 66 mil

Sabatistas fazem provas de do Enem a partir das 19h

Comentários: 0
publicado em 24/10/2015 às 10h21
atualizado em 24/10/2015 às 15h13
Por convicção religiosa, a estudante Tatiane Araújo reserva o sábado para descanso e orações. Inscrita no Enem, ela só começará a fazer as provas de hoje depois do pôr do sol

Neste sábado (24), cerca de 66 mil sabatistas farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os sabatistas são aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando este dia para descanso e oração. Só na Paraíba são mais de mil candidatos.

Os candidatos sabatistas precisam chegar ao local de aplicação da prova junto com os demais participantes. Em todo o país, os portões estarão abertos das 12h às 13h, no horário oficial de Brasília. Após o fechamento, os participantes não poderão entrar nos locais de aplicação. Entretanto, enquanto os candidatos iniciam o exame às 13h30, os sabatistas aguardam em uma sala de provas. Para eles, o exame é iniciado apenas às 19 horas, no horário de Brasília, com exceção de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a prova começa às 19h considerando o horário local.

Tatiane Araújo, 23 anos, é estudante de biomedicina. Ela vai fazer o exame pela terceira vez e pretende usar a nota do Enem para o programa Ciência sem Fronteiras. Adventista do Sétimo Dia, a candidata conta que, para se preparar para a prova e para a espera durante o sábado, dorme cedo no dia anterior. “Geralmente eu vou dormir cedo na sexta antes da prova para estar com a mente e o corpo descansados”.
Capelão do Colégio Adventista Milton Afonso, Homero Nascimento, sugere que os alunos descansem no dia anterior. “Descansar muito bem e tomar muita água e, para o dia da prova, evitar gastos de energia”.

Durante a espera, os participantes sabatistas não podem realizar consultas ou comunicar-se com outros candidatos. Tatiane tenta aproveitar o tempo de espera para relaxar e controlar a ansiedade. “Aproveito para estar mais concentrada com o meu Deus. Já que estou passando o meu sábado ali, acabo fazendo meditações. Tentando estar concentrada na prova, mas não pensando nas matérias só amenizando a ansiedade”, disse.

“Eu acho que seria mil vezes pior não fazer a prova. Acho que poderiam ser pensadas algumas alternativas, mas se esse é o jeito que estão me dando a oportunidade, fico feliz em fazer e não ir contra a minha fé.”

Homero explica que a orientação dada aos alunos na escola é poupar energia e fazer uma alimentação mais leve. “Levar um lanche mais saudável. Quanto mais natural melhor para não pesar na hora da prova”. Outra sugestão é aproveitar para descansar enquanto aguardam o início do exame. “É um momento para ser usado para reflexão e descanso”.

As provas do Enem estão marcadas para hoje (24) e amanhã (25) em todo o país. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para resolver 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para o segundo dia, serão 5h30 para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Este ano, 7,7 milhões de pessoas se inscreveram em todo o país para prestar o exame.

Agência Brasil

Leia Também