João Pessoa, 19 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Os bastidores da ‘unção’ de João Azevedo

Comentários: 0
publicado em 19/10/2015 às 11h01
atualizado em 19/10/2015 às 08h21
Reflexão e análise de Ricardo pesaram a favor de João

Reflexão e análise do governador Ricardo Coutinho pesaram a favor de João Azevedo

A reflexão do governador Ricardo Coutinho, para quem sua reeleição e o momento político atual indicam que o eleitorado se inclina pelo debate das gestões e resultados, foi o principal agente influenciador na conclusão tomada pela cúpula do PSB, sábado. Nesse contexto, o nome do secretário João Azevedo, praticamente aclamado , saiu sacramentado da reunião fechada, aguardando apenas agora as formalidades partidárias e novo encontro formal.

A reunião, vazada em primeira-mão pelo Portal MaisPB, teve lances de tensão. O primeiro pronunciamento aberto em defesa de João partiu da presidente da Cehap, Emília Correia Lima, autora de fala fundamentada e contundente, elogiada pelos oradores que lhe sucederam. Na mesma linha, o deputado Ricardo Barbosa, que nunca escondeu sua predileção, acentuou sua sensação da existência de um sentimento na região metropolitana de João Pessoa pela simpatia ao modelo de gestão ricardista, para defender Azevedo como aquele quem melhor encarna no PSB esse estilo.

Aliados da deputada Estela Bezerra levantaram preocupação em torno do perfil mais “conservador” do secretário, ponderando que a socialista tinha mais abertura e trânsito com movimentos sociais e setores progressistas da cidade.

Esses argumentos foram rebatidos por João Azevedo. Em fala curta, o secretário recordou sua participação na linha de frente da execução de praticamente todas as grandes intervenções e obras realizadas pelo PSB, sempre sintonizado com Ricardo e dialogando com os “companheiros” do partido. Azevedo pediu para cessar naquele instante qualquer tentativa de diminuí-lo ideologicamente.

Estela foi moderada em seu discurso. De pé, esboçou emoção. Pediu para falar sentada e discorreu sobre sua trajetória de militância na formulação de políticas públicas. Se disse mais madura para enfrentar novos desafios, mas reconheceu o ambiente favorável a João, se dizendo confiante no feeling do governador, colocou-se a disposição do secretário para colaboração.

No encerramento, Ricardo Coutinho, líder do Jardim Girassol, foi cirúrgico. Gastou boa parte de sua retórica elogiando o papel de Estela Bezerra no seu projeto, as qualidades pessoais e políticas e admitindo, sem constrangimento, que não esconde sua preferência e carinho pela deputada. “Estela é querida, muito querida”, exclamou o governador.

Em seguida, porém, fez ressalvas, chamando atenção para o contexto atual e a necessidade de o PSB ter um candidato com perfil técnico e de gestão. Nesse quesito, acentuou o governador, João Azevedo se encaixa como a melhor opção para a eleição vindoura. Ricardo fez questão de acentuar sua posição como uma reflexão a ser compartilhada com o partido, não uma imposição.

Não precisava nem de tanto. Pelo posto privilegiado, seu parecer, naturalmente e sem muito esforço, tem força de decreto no PSB.

Efeito…
Estanca-se o ascendente e ruidoso movimento interno pró-Estela, dona de considerável militância interna e agrupa-se toda o exército girassol numa linha única.

…Prático
A arrumação e estratégia facilitam daqui pra frente o trabalho de construção da imagem do até aqui desconhecido secretário, em termos de massa eleitoral.

Reencontro
Cerca de 45 nomes do PSB estiveram na reunião do Hotel Quality. Alguns integrantes, pouco assíduos a esses encontros também apareceram por lá.

Pressa
Presidente do PSB, Edvaldo Rosas, que escancarou na sexta a tese pró-João Azevedo, defendeu o lançamento da candidatura do secretário “pra já”.

Devagar…
Houve ponderações. O próprio Ricardo acha inconveniente a exposição de João nesse momento. Não quer o secretário fazendo o debate com Cartaxo.

…Com o andor
A ordem é o partido e seus líderes irem pra cima da gestão do ex-petista, mas mantendo João preservado nas suas funções “técnicas” de governo.

cartaxo 5GPS em ação
Desde o fim de semana, a articulação do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) manteve todas as antenas ligadas e faro voltado para os desdobramentos do encontro. A grande curiosidade dos articulistas cartaxistas reproduzia a inquietação comum à classe política e imprensa: João ou Estela?

BRASAS

*Cacá Martins, ex-diretor-executivo da TV Tambaú, aceitou o desafio e vai comandar os veículos do Sistema Opinião na Paraíba (João Pessoa e Campina Grande).

*Na reunião do PSB, o vereador Renato Martins fez longo desabafo sobre “equívocos” do partido e deixou o encontro.

*Telefone da coluna congestionou de ligações de curiosos querendo o DNA do famoso e polêmico convidado para o jantar da Granja Santana, da última sexta.

*Em Campina é grande a queda de braço nos bastidores entre o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, e o presidente do PSB local, Fábio Maia.

*Arthur Almeida, empresário e agora filiado ao PPS, está acompanhando atentamente todos os movimentos da oposição em Campina.

*Carlos Frederico trabalha pesado para não permitir o crescimento do adversário Paulo Maia, na OAB.

FALA CANDINHA!
Revisitando seus arquivos, dona Candinha mergulhou na pasta de janeiro de 2012, quando Agra tinha mais condições políticas, mas não era o ‘preferido’ de Ricardo. Pensou, refletiu, abriu a janela do quintal de casa e pensou alto: “O feitiço virou contra a feiticeira”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O Cartaxismo vai atacar João agora ou esperar ele botar a cabeça fora?

ricardocoutinholharPINGO QUENTE
“João conhece a cidade mais do que eu e Estela juntos”. Do governador Ricardo Coutinho, no seu discurso, após ressaltar as qualidades de Estela como formuladora de políticas públicas e cravar o fator determinante para a opção pelo seu secretário.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas