João Pessoa, 19 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
iniciativa

Lira homenageia comerciários e lembra luta por jornada de 8h

Comentários: 0
publicado em 19/10/2015 às 09h22
atualizado em 19/10/2015 às 06h25
Senador Raimundo Lira, do PMDB

Criado pela Lei 12.790, de 14 de março de 2013, o dia do Comércio ou Dia do Comerciário é oficialmente comemorado no dia 30 de outubro. Aqui no Estado da Paraíba a data é comemorada com um feriado estadual para os trabalhadores do comércio, nesta 3ª segunda-feira (19) de outubro, ou por acordo entre sindicatos de comerciários e de proprietários de lojas, como é o caso de Campina Grande.

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que saudou os comerciários, lembrou em sua saudação que as primeiras associações de empregados do comércio surgiram no início do século passado. Essas entidades transformaram-se, posteriormente, em sindicatos, e passaram a lutar contra abusos cometidos pelos empregadores. Ele destaca que os comerciários são os precursores da luta pela jornada de 8 horas no país.

Destacando que a categoria, hoje, é de fundamental importância para o funcionamento de um dos setores que movimentam a economia paraibana, Lira classificou os comerciários como guerreiros, que trabalham com muita dedicação e ajudam a fortalecer a economia do País. Ele parabenizou a todos os guerreiros do comércio.

Ao se referir especialmente aos comércios que trabalham na Paraíba, o senador afirmou que a história da categoria no estado tem sido marcada por lutas e conquistas. Ele parabenizou os membros do Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa e destacou a força do comércio da capital, que tem, na sua essência, a dedicação dos comerciários pessoenses.

No caso de Campina Grande, ele lembrou que a Rainha da Borborema sempre teve um comércio forte, pujante e determinante para o processo de desenvolvimento local. E nesse sentido, os comerciários foram agentes importantes, que permitiram à cidade superar crises e desafios, tornando-se uma das maiores do interior do Nordeste. Em Campina a data foi comemorada no último dia 17 de agosto.

Raimundo Lira lembra que Campina Grande cresceu a partir do seu comércio. E os comerciários deram sua parcela de contribuição, por ser uma forte categoria. O senador também parabenizou o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, na pessoa do seu presidente, José Nascimento Coelho, que tem feito, segundo o parlamentar, um grande trabalho em defesa da categoria.

De acordo com dados do Sindicato dos Comerciários, Campina Grande tem atualmente mais de seis mil trabalhadores efetivos no comércio, totalizando cerca de 10 mil, na base do Compartimento da Borborema.

Leia Também