João Pessoa, 19 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nas filipinas

Tufão causa destruição e obriga milhares a sair de casa

Comentários: 0
publicado em 19/10/2015 às 06h52
atualizado em 19/10/2015 às 03h53

Filipinos refugiados nos telhados de suas casas inundadas aguardavam por ajuda nesta segunda-feira (19), ao mesmo tempo que o tufão Koppu devastava a região norte do país pelo segundo dia.

O tufão, que tocou a terra no domingo (18) na costa oriental de Luzon, a principal ilha das Filipinas, deixou dois mortos e obrigou milhares de pessoas a abandonar suas casas.

O Koppu se deslocava lentamente para o norte. O tufão perdeu força nas últimas horas, mas ainda provoca chuvas torrenciais e inundações ao norte de Manila.

Quase 70 localidades estão inundadas, anunciou Nigel Lontoc, diretor adjunto da Segurança Civil regional.

“As águas sobem depressa e algumas pessoas estão nos telhados das casas”, declarou Nigel Lontoc à AFP.

“As águas são muito profundas para os caminhões militares e os socorristas tentam chegar aos locais em botes”, disse.

 Milhares de moradores provavelmente estão retidos nas localidades inundadas e Segurança Civil tem apenas 10 equipes disponíveis no momento, informou Lontoc.

Quase 19.000 pessoas permaneciam nesta segunda em centros de refúgio temporários.

O Koppu atingiu o país com rajadas de vento de 210 km/h. Nesta segunda-feira, o tufão estava sobre a localidade setentrional de Bantay e as rajadas caíram para 150 km/h. A tempestade deve passar acima das cordilheiras antes de se afastar de Luzon na quarta-feira.

O governo confirmou o balanço de dois mortos até o momento, um adolescente de 14 anos em Manila e uma mulher de 62 anos na província de Zambales. As escolas permanecem fechadas na capital Manila.

G1

Leia Também