João Pessoa, 18 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ECONOMIA

A jornais argentinos, FHC e Aécio dizem que Dilma não governa mais

Comentários: 0
publicado em 18/10/2015 às 17h50

A presidente Dilma Rousseff não está governando o país, após ter delegado o poder a outras lideranças políticas, afirmaram neste domingo (18) o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso e senador Aécio Neves (PSDB-MG), em entrevistas a jornais argentinos.

“Ela pode continuar governando, mas já não governa. Entregou a economia a quem pensa o oposto dela. E a condução da política a um partido que não é o seu”, disse FHC ao “Clarín”. E acrescentou que considerava válido para história que ela fizesse um gesto de grandeza e renunciasse: “[Mas] Não creio que vá fazê-lo”.

Aécio Neves afirmou em entrevista ao “La Nación” que o Brasil tem “uma presidente que já não governa mais, apenas cumpre os ritos constitucionais”.

Segundo Aécio, Dilma “entregou todo o poder aos membros de sua base aliada, ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), àqueles que depreciou durante seu primeiro mandato, e transferiu a condução política ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva”.

Para Fernando Henrique, Dilma tem “responsabilidade política” pela crise, mas “não se beneficiou da corrupção”. Na avalição dele, a solução está em encontrar um líder que “supere a dicotomia” das divisões entre os bons e os maus, os ricos e os pobres.

“Não acho que (Dilma) tenha cometido abuso de poder em benefício próprio. Mas o sistema em que ela está foi organizado a partir desses jogos de manipulação que são corruptos”, disse o ex-presidente.

G1

Leia Também