João Pessoa, 18 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA SEGUNDA

Romero inaugura UBS no bairro Três Irmãs

Comentários: 0
publicado em 18/10/2015 às 11h21
atualizado em 18/10/2015 às 16h06
Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues

Para ampliar o acesso  da população campinenses aos serviços de atenção primária à saúde, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vai inaugurar, na manhã desta segunda-feira (19), uma Unidade Básica de Saúde – UBS, no bairro Três Irmãs. A unidade terá capacidade para atender até oito mil pessoas dos conjuntos Ronaldo Cunha Lima e Acácio Figueiredo. A inauguração do serviço está prevista para acontecer a partir das 10h, com a presença do prefeito Romero Rodrigues.

A UBS Ronaldo Cunha Lima possui 552 metros quadrados de área construída. O investimento, da ordem de  R$ 659 mil, foi financiado com recursos do  Ministério da Saúde. Ao todo, a unidade tem quinze salas para atendimento, dois consultórios odontológicos e um auditório para reuniões da equipe e para ações educativas com a comunidade. Como é de porte III, a UBS contará com três Equipes de Saúde da Família – ESF para atendimento à população.

A nova UBS oferecerá serviços de acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê, atendimento médico, consultas e tratamento odontológico, curativos, entrega de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, além de ações de enfermagem e realização de exames preventivos (câncer de colo de útero). Também funcionarão, no local, grupos de educação em saúde e tabagismo, imunização (vacinas), nebulização, planejamento familiar e testes rápidos de HIV, sífilis e gravidez (TIG).

Graças à parceria firmada pela Prefeitura com a Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM, a UBS Ronaldo Cunha Lima também funcionará como Centro de Ensino para estudantes dá área de saúde. A experiência servirá de modelo e deverá ser ampliada para outros serviços de saúde do município, a exemplo do Pedro I Especialidades – ambulatório de consultas médicas especializadas do Hospital Municipal Pedro I, que deverá ser entregue ainda este mês.

Além da UBS Ronaldo Cunha Lima, a Prefeitura deverá entregar, nos próximos meses, outras duas Unidades, sendo uma no Distrito de Galante e outra no bairro Novo Cruzeiro. Atualmente, Campina Grande conta com 76 UBS, com 101 equipes de saúde. De 2013 até agora, 50 destas unidades já foram reformadas pela atual gestão da administração municipal.

MaisPB

Leia Também