João Pessoa, 17 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

PSB quer sair do dilema João/Estela

Comentários: 0
publicado em 17/10/2015 às 22h32
atualizado em 17/10/2015 às 19h43
Joao-Azevedo-e-Estela-Bezerra

PSB se movimenta para ungir João Azevedo e não deixar movimento pró-Estela crescer 

Toda ação tem uma reação. Depois da pesquisa Opinião/Arapuan, divisor de águas da eleição de 2016, o PSB percebeu que não pode mais ficar levando com a barriga por muito tempo a indefinição pública do nome  para enfrentar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo. Nas ruas, o mais lembrado é o da deputada Estela Bezerra, pelo recall de participação de duas eleições. Nos bastidores internos, a opção preferencial é o secretário João Azevedo.

O partido não sabe até quando dá pra administrar essa inquietação e dúvida de quem vai representar a legenda no embate. Ao mesmo tempo teme lançar agora João Azevedo, o provável candidato, e deixá-lo exposto como alvo dos adversários precocemente, além de provocar a antecipação de pleitos de virtuais apoiadores.

As últimas movimentações indicam que os socialistas querem sair desse “oito”. Começou pelo presidente Edvaldo Rosas, autor da defesa pública em torno de João, deixando Estela, deputada do partido, numa saia justa.

Convenhamos, o dirigente da legenda publicizar sua preferência, antes de uma reunião e plenária do partido, não é lá muito convencional e nem diplomático. Inevitavelmente, cria uma situação benéfica para Azevedo e um inescondível desconforto para Estela.

A reunião deste sábado, mantida em sigilo até o furo do Portal MaisPB, ilustra bem esse sentimento interno do PSB. Líderes e dirigentes foram chamados para uma pauta de afinação de discursos e orientações de rumos. É Ricardo removendo obstáculos para João Azevedo pisar em terra firme.

Queda de…
Estela tem a maioria esmagadora da militância do PSB, mas não tem o partido. Esse é o quadro desfavorável contra as pretensões naturais da deputada socialista.

…Braço
Já João Azevedo – pelo perfil técnico e pouca vivência interna no partido – não tem a militância, mas é o preferido dos dirigentes e lideranças partidárias.

Dever de…
Confiante na relação pessoal com Ricardo, Estela pecou por não conquistar, por exemplo, apoios dos colegas na Assembleia e vereadores da Câmara.

…Casa
Discreto, João Azevedo – reconhecido pela ponderação e competência administrativa – não tem disposição para disputa interna e nem confronto. Só vai se for por bem.

charlitonPT abre diálogo com forças partidárias
A Comissão Executiva do PT de João Pessoa se reúne nesta segunda à noite. Os petistas vão formular uma resolução sobre conjuntura e elaboração do calendário de encontros com outras legendas para o debate de 2016. Entre elas, PSB, do governador Ricardo Coutinho, PTB, PC do B, PSOL e Rede.

BRASAS
*Na sexta à noite, garçons da Granja Santana se beliscaram para crer no que estavam vendo diante dos seus olhos.

*Na mesa, um famoso e polêmico convidado que havia deixado de freqüentar o ambiente desde junho de 2014.

*O vereador Raoni Mendes (PTB) quer passar uma vassoura no lixo retirado da Lagoa pela Prefeitura.

*Sertaneja de Paulista, Edilma Ferreira, secretária de Educação de João Pessoa, guarda vivas as referências de sua terra natal.

*Adriano Galdino (PSB), presidente da Assembleia, foi a Campinas (SP) acompanhar uma filha no vestibular de Medicina.

FALA CANDINHA!
Com o avançar da unção do PSB ao nome de João Azevedo, dona Candinha, atenta observadora dos arranca-rabos socialistas, não se conteve e previu: “Vai faltar champagne na casa de Ricardo Barbosa para comemoração”!

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Estela Bezerra seguirá a lição de que bom cabrito não berra?

Edvaldo RosasPINGO QUENTE
“Estela está começando um mandato e dentro da nossa estratégia João é o melhor nome”. Do presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, deflagrando o ritual da coroação do candidato do PSB.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também