João Pessoa, 07 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
gratuito

ONG oferecer tratamento a pessoas com lábio palatina em JP

Comentários: 0
publicado em 07/10/2015 às 16h14
atualizado em 07/10/2015 às 13h36

De 12 a 16 de outubro a Smile Train, ONG que se dedica a oferecer tratamento gratuito a pessoas com fissura lábio palatina, e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se unirão em uma grande campanha nacional em prol desses pacientes.

Com essa iniciativa, espera-se que a lista de espera de pacientes por esse procedimento diminua consideravelmente, beneficiando cerca de 200 pessoas. Durante esse período dez centros de tratamento de fissura lábio palatina espalhados pelo Brasil receberão a visita de um cirurgião plástico de grande experiência para realizar cirurgias de reparação dessa deformidade congênita junto com a equipe local, treinando-a para otimizar o tratamento desses pacientes.

A abertura oficial será realizada no dia 12 de outubro em dois centros de tratamento, o Hospital Adriano Jorge, em Manaus e no Hospital Regional Asa Norte, em Brasília, onde o secretário geral da SBCP, Luciano Chaves e o presidente da Fundação IDEAH, Pedro Martins estarão junto com a diretora de programas da Smile Train na América do Sul, Mariane Goes para dar início à campanha, que ocorrerá concomitantemente nos dez centros.

Na Paraíba, as ações serão realizadas Instituto de Fissura Labiopalatal do Hospital Arlinda Marques.

A expectativa é de que sejam realizadas, pelo menos, 70 cirurgias no nordeste, 60 na região norte, 55 no centro-oeste, 30 na região sudeste e 10 no sul do país. Todo ano, a Smile Train performa cerca de 3.500 cirurgias de reparação da fissura lábio palatina em todas as regiões do Brasil, incluindo populações ribeirinhas da Amazonia. Entretanto, com a estimativa de 4.300 nascimentos de crianças com fissura por ano no país, além dos que não conseguiram tratamento, ainda há muito a ser feito. Desde 1999, a Smile Train já fez mais 20.000 procedimentos e espera-se que esse número aumente ainda mais.

“Essa Campanha Nacional representa um grande passo no avanço para a conscientização da população sobre essa deformidade congênita, como também concretiza uma grande parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, indo de encontro com o que a Smile Train preconiza, um programa sustentável dentro de cada país que ajudamos. ” Afirma Mariane Goes, Diretora da Smile Train na América do Sul.

Com centros parceiros fixos espalhados em 20 cidades do Brasil, a Smile Train tem como missão oferecer, de forma gratuita, tratamento completo e de qualidade para pessoas com fissura lábio palatina, trabalhando de forma sustentável. Ao invés de fazer apenas campanhas pontuais, que enviam médicos próprios para o procedimento, a Smile Train treina os médicos, visando a qualificação dos centros parceiros para uma atuação independente.

A fissura lábio palatina é uma má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. Essa condição impacta não somente a fala, como também a nutrição e a respiração, levando o paciente a um isolamento social. Com um diagnóstico rápido, uma cirurgia que leva apenas 45 minutos e a devida assistência médica, é possível reverter esse quadro e dar a criança a oportunidade de ter uma vida sem limitações. Estima-se que no Brasil, a cada 700 nascimentos, 1 criança tenha essa condição.

Serviço:

Campanha Nacional de Fissura Lábio Palatina

Data: 12 a 16 de outubro – (abertura oficial 10h)

Centros Participantes:

Nordeste

  1. Fortaleza – Ceará

Associação Beija-Flor FUNFACE – Hospital  Infantil Albert Sabin

Cirurgias na semana- 15

  1. Sobral – Ceara

Santa Casa de Misericórdia de Sobral – Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Cirurgias na semana- 20

  1. Joao Pessoa – Paraíba

Instituto de Fissura Labiopalatal da Paraíba –  Hospital Arlinda Marques

Cirurgias na semana – 20

  1. Aracaju – Sergipe

Sociedade Especializada no Atendimento de Fissurado no Estado do Sergipe – SEAFESE – Hospital São José.

Cirurgias na semana – 12

Norte (Amazônia)

  1. Manaus – Amazônia

AJ Atividade Medica e Odontológica Ltda – Hospital Infantil Dr. Farjado

Cirurgias na semana – 40

  1. Rio Branco – Acre

Fundação Hospital Estadual do Acre – Hospital Estadual do Acre

Cirurgias na semana – 20

  1. Marabá – Pará

Instituto Sorriso Legal – Hospital Municipal de Marabá

Cirurgias na semana – 20

Centro-Oeste

  1. Cuiabá – Mato Grosso

Hospital Geral Universitário de Cuiabá – Hospital Geral Universitário de Cuiabá

Cirurgias na semana – 15

  1. Brasília – Brasília (onde o evento de abertura irá ocorrer)

Associação Brasiliense de Apoio aos Fissurados – Hospital Regional Asa Norte

Cirurgias na semana – 40

 

Sul

  1. Caxias do Sul – Rio Grande do Sul

Círculo Operário Caxiense – Hospital Circulo Operário Caxiense

Leia Também