João Pessoa, 07 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Cozinha internacional

Comentários: 0
publicado em 07/10/2015 às 15h58

Muito tem falado de cozinha internacional, como também as pessoas têm me perguntado onde fazer um curso de cozinha internacional. No Brasil se fala muito em faculdades e cursos. Saiu das fronteiras isso deixa de existir, se torna uma lenda.
Em ‘História da Gastronomia’ se fala que: a diferença entre a cozinha caseira e a preparada por chefs profissionais já é de longa data. Estudiosos afirmam que, desde a origem dos restaurantes, a elaboração começou a se diferenciar. Os restaurantes modernos originaram-se na época da Revolução Francesa, no fim do século XVIII.

Após a revolução, muitos chefs que trabalhavam em mansões ficaram desempregados. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver uma gastronomia mais ‘tecnificada’, que valorizasse a elaboração do alimento no seu preparo e na sua forma de apresentar e servir. Essa era a demanda dos novos restaurantes, que a partir dai tomou o mundo com suas tendencias.
O tema ‘cozinha internacional’ foi criado por brasileiros, para que a gastronomia no Brasil se desenvolvesse. Foi a maior valorização do costume de sair para saborear um bom prato em um restaurante aconchegante e tidos como de cozinha Internacional.

Nesse contexto, despontou a cozinha internacional, que pode ser associada também à globalização, que oferece uma visão diferente do mundo. A economia globalizada, os intercâmbios culturais e culinarios cada vez maiores, as divulgações das culturas de outros países, entre outros fatores, têm contribuído para que a sociedade possa experimentar alguns dos hábitos e costumes de outros povos.

Ou seja nada mais é que, um restaurante onde possa ter todos os sabores, carnes, frutos do mar, massas… de todo o mundo da forma gastronômica, tendo que ter um cardapio mito extenso e de muitas variedades, por vez um numero maior de funcionario na cozinha. Este termo é usado em grandes Hotéis no Brasil onde se usa grandes baixelas e travessas em prata e talheres finos, para poder agregar valores aos turistas estrangeiros e pode vender seu produto de maneira que eles possam comer o que já existem em seu país.

Pois existe uma ilusão muito grande que o turista de outro país quando vem visitar o Brasil quer comer a comida local e não é bem assim! O Brasil é um país imenso de diversidade gastronômica sobre natural, que foge de todos os padrões do mundo e você pode ter seu restaurante criando seus próprios pratos sem se basear em um tipo de cozinha, mas que se seja Internacional seja criativa e diferente se não será mais um no meio de todos.

A gastronomia é feita para criar e reinventar o que já existe neste mundo globalizado de hoje.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também