João Pessoa, 23 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Beco estreito em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 23/09/2015 às 10h57
atualizado em 23/09/2015 às 08h16
Disputa pelo comando de João Pessoa polarizada entre as duas máquinas

Disputa pelo comando de João Pessoa polarizada entre as duas máquinas

A decisão irrevogável, tomada pelo PSB, de candidatura própria e a surpreendente guinada do prefeito Luciano Cartaxo criaram um ambiente de dificuldades para as demais forças políticas interessadas na eleição de 2016, em João Pessoa.

A nova arrumação impõe limitações aos partidos médios. Esses até ensaiam a construção de candidaturas com perfil para tentar romper a nítida polarização entre as duas máquinas, Estado e Prefeitura.

Mas após as mexidas no tabuleiro, sobra pouco a partidos  como PP, DEM, PV, SD, PROS, PPS, PSD, PTB e até o gigante PSDB vai ter que, mais adiante, escolher entre Ricardo e Luciano Cartaxo.

O PMDB ainda deve estrebuchar e Manoel Júnior, por uma questão de estratégia pessoal, tentará viabilizar a candidatura própria. Afinal, ele tem pouco a perder. No mínimo, fortaleceria duas base na Capital para a próxima eleição.

Deve esbarrar em dois grandes obstáculos. O avanço de Ricardo sobre o comando do PMDB e a presumida necessidade de o PSDB ficar com Cartaxo, até por questão de sobrevivência política para 2018.

Morde…
Apesar do lógico rompimento, Cartaxo ainda mantém o discurso pacífico em relação ao PSB.

…Assopra
“Nós estamos trabalhando para somar. Quando um não quer, dois não brigam”, despistou o ex-petista.

Duelo…
Afora os bastidores políticos, Cartaxo e Ricardo disputam noutra frente: a publicidade de ações de cada um na Capital

…Midiático
No rádio e na TV, as propagandas do Estado e da PMJP competem. Ambas com um apelo: mobilidade urbana.

Bloco na rua
Wilson Filho 2Ninguém se admire se no Encontro do PTB, em João Pessoa, nesta sexta-feira, a presidente nacional do partido, Cristiane Brasil, lançar previamente o deputado Wilson Filho (foto) candidato a prefeito da legenda na Capital. O PTB considera estratégica a participação no pleito e vê em Wilson Filho potencial para disputar uma fatia do eleitorado da cidade.

Interlocutor…
Se foi elo na adesão de Trócolli Júnior ao governo, o deputado Gervásio Filho voltou a ser peça fundamental no convencimento do colega a aceitar a insossa Secretaria de Articulação.

…Direto
Um episódio após o outro demonstra o papel de Gervásio dentro do PMDB: o homem da confiança de Ricardo na sigla do senador José Maranhão.

BRASAS

*Deu o que a Coluna antecipou; o PT arrochou o nó contra os dissidentes da decisão de deixar Cartaxo.

*Com a radicalização da posição do PSB contra Dilma, Ricardo agora passa a ser voz quase isolada no partido.

*O experiente ex-senador Efraim Morais (DEM), chefe de Governo, está com papel e lápis na mão fazendo projeções para 2016.

*Ontem, Efraim recebeu no seu gabinete o primo Ademir Morais, prefeito de Santa Luzia, que trocou o DEM pelo PSDB. Tentam refazer as pontes.

*Eurípedes Leal, assessor do deputado Lindolfo Pires, ainda no DEM, comandará o Pros em João Pessoa.

*Renan Trajano falou com tom de advogado na sessão da CPI do Tesoureiro, em Campina Grande.

*Pressionado pra ser candidato em Queimadas, Doda de Tião (PTB) ainda trabalha pela candidatura do irmão, Carlinhos.

FALA CANDINHA!
“Só no Brasil, quem (Manoel Júnior) defendeu o afastamento da presidente pode ser ministro do mesmo governo que prega a queda”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Aliado a Cartaxo em João Pessoa e com a irmã (Olenka) deputada por obra de Ricardo, com quem o deputado Benjamim Maranhão (SD) ficará em 2016?

Jutahy MenesesPINGO QUENTE
“Eu liguei pro meu líder para ele não ser pego de surpresa”.
Do deputado Pastor Jutahy Meneses (PRB), sobre o comunicado que fez a Renato Gadelha (PSC), antes de se converter ao governo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também