João Pessoa, 18 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entretenimento

Final de semana com arte e educação na Estação Cabo Branco

Comentários: 0
publicado em 18/09/2015 às 10h26
atualizado em 18/09/2015 às 07h28
Estação Cabo Branco, em João Pessoa

Tai Chi Chuan, violão, danças e observação astronômica são algumas das atividades artísticas, culturais e educativas que estão disponíveis, gratuitamente, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

No sábado (19), a partir das 17h, tem aula de Tai Chi Chuan, uma arte milenar de luta, defesa e relaxamento que é ministrada pelo professor e mestre Anselio D’castilho, na Sala de Convenção I. A atividade que é uma parceria com a Federação Paraibana de Tai Chi Chuan Artes, Filosofia e Ciências Orientais, Academia Plataforma Fitness busca expor aos seus praticantes que além de relaxar e corrigir a postura, o Tai Chi Chuan tonifica os músculos e alivia o estresse do cotidiano.

As aulas são intercaladas com a realização de posturas, movimentos físicos, respiração, momentos de relaxamento e meditação. “O Tai Chi é o próprio cosmo que adentra o ser para unir corpo, mente e alma. Ele reside nos detalhes da vida”, disse o mestre, Ansélio D’castilho. Não precisa fazer inscrição prévia. Basta chegar com roupas leves e se juntar ao grupo e participar da aula.

No mesmo dia, sábado (19), a partir das 16h, acontecerá a oficina de violão básico com o professor e músico Michel Soares. A aula acontecerá na nova sala de práticas educacionais, localizada ao lado do estacionamento da casa. A entrada também é gratuita e não precisa fazer inscrição prévia. Basta chegar no local e participar da atividade. Na oficina o professor Michel Soares transmite conhecimentos básicos sobre o violão.

Para quem ainda não o conhece Michel Soares, ele é professor de violão, com graduação em Música pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), curso música na Anthenor Navarro, ministrante de oficinas e orientador musical pela Secretaria de Educação do Município de João Pessoa, além de instrumentista e compositor. É integrante da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB).

No domingo (20), a partir das 16h, também na Sala de Práticas Educacionais a dançarina e facilidade Nyldete Xavier estará ministrando oficina “Auto-Encontro com a Dança”, que consiste numa dança voltada para a consciência corporal e que ajuda a nos aproximar de nós mesmos e refletir como nós estamos enquanto seres humanos nesta sociedade atribulada de ações e afazeres diários.

Para quem ainda não a conhece Nyldete Xavier é pedagoga graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou em vários espetáculos de dança contemporânea e popular. Integrante de grupos de pesquisa e estudo sobre cultura popular brasileira. É musicista (canto e percussão) e ministra oficinas de dança na Estação Cabo Branco desde 2010.

Observação dos astros – No mesmo domingo (20), a partir das 19h, nos jardins da Estação Cabo Branco haverá observação dos astros, que será conduzido pelo professor de Física e astrônomo, Marcos Jerônimo. É importante informar ao público que as observações do domingo dependem das condições climáticas do dia, ou seja, se o céu estiver com nuvens e a visibilidade for baixa a observação não acontece. As observações são atividades realizadas pelo setor de gestão educacional e pelo Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco.

Exposição – Na galeria da Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado, o visitante também poderá conferir a Mostra Coletiva “P&A – Paixão e Afeto”. A entrada gratuita para o público de todas as idades. A exposição, que conta com obras de 18 gravuristas, reúne artistas atuantes na Paraíba que utilizam a gravura como forma de expressão. São verdadeiros guardiões da arte da cunha e da prensa cuja técnica fascina os amantes da arte impressa. Além de questionamentos individuais e coletivos, a mostra ainda tentar passar para o público um olhar poético traduzido por um olhar do cotidiano, sua prima essência e seu jeito de olhar o mundo.

Fazem parte do grupo de gravuristas os artistas: Ana Lúcia Pinto, Cerjane Ramos, Carla Marques, Célia Gondim, Célia Romeiro, Chico Carvalho, David Querino, Evanice Santos, Fatima Queiroga, José Altino, José da Costa Leite, Juliana Alves, Lúcia França, Marcelo Soares, Nadja Lacerda, Rose Catão, Unhandeijara Lisboa e Willian Macedo.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas