João Pessoa, 18 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em campina grande

Romero abre conferência e destaca ações em favor das mulheres

Comentários: 0
publicado em 18/09/2015 às 08h42
Prefeito Romero Rodrigues, do PSDB

Diversas políticas públicas  e ações tem sido desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Campina Grande em favor da melhoria das condições de vida da mulher campinense. Foi o que destacou na noite desta quinta-feira (17) pelo prefeito Romero Rodrigues, que ao lado da primeira-dama, Micheline Moura, prestigiou a abertura da 4ª. Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A iniciativa é da PMCG, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres, tendo como local o Teatro Rosil Cavalcanti, no Centro Cultural Lourdes Ramalho.

Além do prefeito Romero Rodrigues, a solenidade de abertura contou, entre outros, com a presença das seguintes autoridades: Secretária de Educação, Iolanda Barbosa; representante da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Napoleão Maracajá; coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Marli Castelo Branco; secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares; representante do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Chirlene dos Santos Brito e da representante do Movimento Feminista, Josilene Oliveira.

Após a composição da mesa de autoridades, Romero fez a entrega de portaria para Marli Castelo Branco, representando as demais titulares e suplentes que fazem parte da nova composição do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres. As novas conselheiras vão exercer suas atividades no período de 2015/2017, tendo sido eleitas no último dia 23 de julho. Elas representam diversos órgãos, movimentos e instituições sociais.

Logo em seguida, aconteceram alguns pronunciamentos. A primeira a falar foi Chirlene dos Santos Brito, representante do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, que desejou ao público uma conferência proveitosa, ressaltando a importância da reativação do conselho para a proposição de políticas públicas em favor das mulheres.

Depois fez pronunciamento a coordenadora da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Marli Castelo Branco. “Aqui estamos comemorando a reativação do nosso Conselho, além do fato de que a atual gestão municipal tem compromisso com os direitos das mulheres, viabilizando, entre outras ações, esta conferência destinada a refletir sobre as lutas, reivindicações e conquistas do nosso segmento social”, destacou.

Por fim, o prefeito Romero Rodrigues fez pronunciamento relatando algumas das ações do governo municipal para as mulheres, citando, entre outras, a política habitacional que tem viabilizado a construção de milhares de casas populares na cidade; construção de creches; programas, campanhas e iniciativas no campo da saúde, a exemplo do “Outubro Rosa”; aquisição de mamógrafo e outros equipamentos para exames especializados; assistência às gestantes por meio da Casa da Gestante e da melhoria das condições do ISEA (implantação de UTI), além do Programa Capacitar, destinado a profissionalizar mulheres carentes ou em situação de risco.

Tão logo terminou o discurso do prefeito, aconteceram apresentações artísticas, vindo em seguida uma palestra sobre o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, sendo proferida por Gilberta Santos Soares, secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana.

As atividades da conferência vão prosseguir nesta sexta-feira, 18, com a realização de mesas temáticas, debates, atividades de grupos de trabalho, plenária final e eleição das delegadas para a conferência estadual.

MaisPB

Leia Também