João Pessoa, 17 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Cartaxo sai da sinuca e assume os riscos

Comentários: 0
publicado em 17/09/2015 às 13h08
atualizado em 17/09/2015 às 15h22
Ricardo e Cartaxo; o fim de uma aliança que só durou um ano

Ricardo e Cartaxo; o fim de uma aliança que só durou um ano

Há um mês, dia 20 de agosto passado, publiquei nesta Coluna, ainda no Correio da Paraíba, a consulta de emissários do prefeito Luciano Cartaxo ao senador Cássio Cunha Lima. Na bagagem, os dois, que agora nomino, o secretário Marcos Vinicius (PSDB) e a vereadora Raíssa Lacerda (PSD), foram ao encontro com uma pergunta: se Cartaxo deixar o PT e ir pro PSD, facilita a aliança com o PSDB em 2016?

A resposta afirmativa de Cássio deu a Cartaxo a segurança que buscava para seu anúncio, hoje, da saída do PT, seu único partido até então, para ingresso na legenda comandada na Paraíba pelo deputado federal Rômulo Gouveia.

A operação é complexa. A priori, pode ser considerada um ‘pulo do gato’. Cartaxo tenta com essa migração se livrar do desgaste da sigla petista, bombardeada no noticiário diário por escândalos de corrupção e crise permanente em torno da presidente Dilma. Sai da dependência do campo da aliança com o PSB, do governador Ricardo Coutinho, se mantém num partido da base do governo federal e amplia o raio de composição no primeiro e no segundo turno com o PSDB, cujas restrições se limitam ao PT.

Mas nem tudo são flores. Entre os espinhos, Cartaxo toma pra si a iniciativa do rompimento com o governador Ricardo Coutinho e oficializa, de uma vez por todas, o fim da turbulenta e frágil aliança celebrada na conveniência de 2014. Ricardo, o mais interessado no racha, não terá o ônus da autoria.

Embora pense que domará o PT com cargos na gestão, Luciano tem que se preparar para enfrentar o distanciamento do partido. Quem é realmente petista não tem discurso e nem ambiente para ficar numa gestão em que seu líder sai, por vergonha, da legenda onde estava. Eis a primeira conseqüência interna.

A ala ricardista do PT passará a ter argumento substancial para iniciar o processo de retomada da legenda. O deputado Luiz Couto, aliado do governador, entre outros, ganha fôlego e deve empunhar a bandeira de aliança com o PSB paraibano, aliado incondicional de Dilma nos últimos tempos.

Nos setores chamados progressistas será inevitável a interpretação de que Cartaxo fez uma opção pela “direita”, ao optar por se movimentar na direção de partidos mais conservadores, como o PSDB, principal e radical opositor ao governo da “esquerda”.

A operação, com a chancela e benção do senador Cássio Cunha Lima, dá o mote que Ricardo precisava para, agora sim, deflagrar abertamente o processo de desconstrução da gestão cartaxista, em João Pessoa, sob o signo de uma aliança branca de Cartaxo, seu aliado de 2014, com o principal nome da oposição paraibana e inimigo-mor do PT nacional.

A mexida no xadrez tem, no primeiro olhar, a constatação de um movimento corajoso, mas altamente arriscado. Cartaxo saiu da sinuca. Administrar e segurar bem o taco daqui pra frente é o desafio do jogo.

De calça…
Dirigentes petistas, da alta confiança de Cartaxo, só foram comunicados de sua decisão quase simultaneamente à convocação da entrevista coletiva de anúncio de mudança partidária.

…Curta
As reações não foram as melhores. O deputado Anísio Maia (PT), aliado de primeira hora, por exemplo, externou reprovação e se resumiu a dizer que, como petista, seguirá o PT.

Dentro e…
Mesmo com a saída do irmão do PT, Lucélio Cartaxo pretendia continuar no comando do PT de João Pessoa. Ouviu de muitos petistas a dificuldade de conciliação com a nova decisão.

…Fora
Enquanto isso, Lucélio entrega carta de demissão da presidência da Companhia Docas (Porto de Cabedelo) ao governador Ricardo Coutinho. O símbolo definitivo do rompimento.

Rômulo GouveiaDedo dos bastidores
Discreto, o deputado Rômulo Gouveia (PSD), componente decisivo para a operação, segurou a informação até para os seus assessores mais íntimos. Só deixou uma única pista: embarcou em plena quinta-feira às pressas de Brasília para Recife, solicitando deslocamento para João Pessoa. A senha para um fato político relevante no começo da tarde.

Discurso da…
“Essa não é melhor decisão para o prefeito Luciano Cartaxo, mas para o povo de João Pessoa”, justificou o petista, durante sua coletiva em hotel da orla da Capital.

…Despedida
“Nós vamos continuar no caminho certo. Estamos com nossa militância e o povo de João Pessoa; não vamos perder o foco da cidade”, continuou Luciano Cartaxo, explicando sua saída.

BRASAS
*O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), avalista da mudança partidária de Cartaxo, preferiu não comentar o tema.

*A poucos, o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, comemorou a desfiliação de Luciano.

*O governador Ricardo Coutinho estava em reunião na Granja Santana quando soube da notícia de Cartaxo.

*O secretário Marcos Vinicius (PSDB), da Comunicação, trabalhou muito nas últimas horas.

*Deflagrada operação para filiação de vereadores no PSD, novo partido de Cartaxo.

*Os religiosos deputados Luiz Couto (padre) e Frei Anastácio crescem no PT com a saída de Cartaxo.

FALA CANDINHA!
“Na Paraíba, pra ganhar a eleição, vale se juntar com o cão para derrotar o diabo”.

?PONTO DE INTERROGAÇÃO
Com as alianças de 2014 e reviravolta da saída de Cartaxo, quem ainda tem autoridade na Paraíba para falar em incoerência?


CARTAXOPINGO QUENTE

“Eu estou muito bem onde estou”!
Do prefeito Luciano Cartaxo (PT), em 14 de agosto passado, ao ser perguntado sobre especulações de saída do seu partido.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também