João Pessoa, 14 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alerta

Monte Aso entra em erupção nesta 2ª feira no Japão

Comentários: 0
publicado em 14/09/2015 às 06h42
atualizado em 14/09/2015 às 03h45

O monte Aso, o vulcão ativo mais extenso do Japão, situado em uma região pouco habitada a sudoeste do país, entrou nesta segunda-feira (14) em erupção e causou a retirada de 30 pessoas e o desvio de vários voos, informaram as autoridades locais.

O vulcão começou a expelir fumaça e cinzas por volta das 9h43 (horário local, 21h43 de domingo, 13, em Brasília), segundo a Agência Meteorológica Japonesa (JMA), que declarou o nível 3 de alerta e recomendou que todos fiquem ao menos a um raio de 2 km longe da região.

Trinta pessoas, entre praticantes de caminhada e funcionários dos serviços de restauração e transporte da região do monte Aso, foram retiradas pelas autoridades locais, segundo informou a emissora estatal “NHK”.

A JMA adverte do risco de queda de rochas lançadas pelo vulcão e das emanações de gases tóxicos, embora, por enquanto, não tenha havido feridos nem danos.

Situado na cidade de Kumamoto (ilha de Kyushu, sudoeste do Japão) cerca de 1.000 km a sudoeste de Tóquio, o monte Asso conta com cinco picos, uma altura máxima de 1.592 metros de altura e uma caldeira que o transforma no vulcão ativo mais extenso do Japão e em um dos maiores do mundo.

G1

Leia Também