João Pessoa, 05 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
descentralização

João Pessoa tem mais três pontos de coleta de Lixo Eletrônico

Comentários: 0
publicado em 05/09/2015 às 09h04

Descartar o seu lixo eletrônico ficou mais fácil a partir da ação conjunta da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Ecobras, empresa paraibana que trabalha com reciclagem de equipamentos eletrônicos. Basta se dirigir a um dos três pontos instalados na Orla Marítima da Capital. A ação foi iniciada nesta sexta-feira (4) e funcionará também aos sábados.

Para a proposta dar certo é preciso que a população participe levando seu equipamento eletrônico em desuso até o local ou divulgando o serviço, desta forma estará exercendo a sua cidadania auxiliando na limpeza pública da cidade, na preservação do meio ambiente e ainda com a Casa da Criança com Câncer, que receberá R$ 50,00 a cada tonelada arrecadada. A perspectiva e  chegue a 20 toneladas.

O grupo percursionista Baticumlata, formada por funcionários da Emlur, marcou presença no lançamento do projeto. Vários objetos foram arrecadados como TV de 29 polegadas, gabinete de computador, estabilizadores e monitores de computador. Quem quiser descartar seus objetos eletrônicos poderão levá-los a qualquer um dos três pontos nesse sábado, até às 13horas ou nas próximas semanas.

Os pontos de coleta estarão aptos a receber todo tipo de material eletrônico (com exceção da linha branca, pilhas e lâmpadas). O serviço vai funcionar as sextas de 9h às 16 horas e aos sábados de 9h às 13 horas no Busto de Tamandaré, no Largo da Gameleira (final da Avenida Rui Carneiro) e na divisa entre as praias de Manaíra e Bessa. A Emlur conta também com um Núcleo de Recolhimento localizado próximo ao Parque Arruda Câmara (Bica), no Bairro do Roger.

A ação esta respaldada na Lei nº 12.160, de 15 de setembro, de 2011, sancionada pelo Poder Executivo Municipal, que institui normas, prazos e procedimentos para o gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final do lixo tecnológico e dá outras providências.

“A Emlur esta num processo de ampliação do seu programa de Coleta Seletiva e estamos buscando parceiros. No caso do descarte do lixo eletrônico é preciso trabalhar com uma empresa especializada nesse tipo de reaproveitamento de materiais”, observa Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia. “A população pode contribuir levando aquele equipamento que não usa mais e ainda estará ajudando a Casa da Criança com Câncer”.

“Um dos nossos objetivos com a implantação dos pontos de coleta é facilitar para a população o descarte desses equipamentos. Em torno de 95% da matéria priva pode ser reciclada”, observa Franco Spessotto, diretor da Ecobras. Segundo ele, a população pode levar aos pontos de coleta itens como componentes de computadores e seus periféricos; televisores e monitores; baterias de chumbo; produtos magnéticos; ar condicionado; aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletro-eletrônico que acumule energia.

Cata Treco – Para os pontos de coleta não devem ser levados produtos como geladeira, fogão ou máquina de lavar. Para esses produtos de porte maior a população pode acionar outro serviço oferecido pela Emlur, o Cata Treco, por meio do 0800 083 2425. O serviço é gratuito. A coleta abrange qualquer objeto de grande porte (sofás, armários) e é feita na residência do solicitante.

MaisPB

Leia Também