João Pessoa, 02 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
capacitação

MP-Procon e Unitrans treina motoristas e cobradores

Comentários: 0
publicado em 02/09/2015 às 13h08
atualizado em 02/09/2015 às 11h34

O promotor de Justiça e diretor-geral do Programa de Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), Glauberto Bezerra, participou, na última sexta-feira (28), de treinamento voltado para os operadores do sistema de transporte coletivo urbano de João Pessoa, principalmente para os motoristas e cobradores das empresas que compõem o Consórcio Unitrans (Transnacional e Reunidas).

Outro palestrante do evento foi o coordenador do MovPaz na Paraíba, Almir Laureano.

O treinamento ocorreu nos espaços do próprio Consórcio Unitrans e ficou previsto para a próxima sexta-feira (11) um novo encontro com a mesma programação voltado para os operadores das empresas Marcos da Silva, Mandacaruense, São Jorge e Santa Maria, que formam o Consórcio Navegantes. Desta vez, o evento acontecerá no auditórrio do Sest/Senat. Neste primeiro encontro mais de 700 operadores marcaram suas presenças.

Em sua explanação, o promotor Glauberto Bezerra fez a distinção da violência que assusta as pessoas (que tem ligação com questões de segurança pública), da violência contra a cidadania, que é o principal foco dos trabalhos que serão desenvolvidos com os operadores de transporte público.

Ele também destacou a importância social do operador de ônibus e do papel dele de transportar a maior parte da força de trabalho que movimenta a economia das cidades. “Vocês já pararam para pensar o tamanho do compromisso que vocês têm com a sociedade e quanto vocês devem redobrar a atenção com aqueles consumidores especiais que são os idosos, as mulheres grávidas, crianças, o portador de necessidades especiais e que quando vocês deixam de cumprir com o dever de bem transportar as pessoas falham com esse compromisso e cometem também uma violência”, destacou Glauberto, reconhecendo o compromisso social do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur) e das empresas que ele representa na busca da melhoria dos serviços prestados ao consumido pessoense.

MovPaz 

Antes de Glauberto Bezerra, o coordenador do Movpaz, Almir Laureano, também fez uma palestra com enfoque no que as pessoas devem fazer para dar sua contribuição no fomento à paz e combate à violência. No encerramento das atividades, o diretor da Unitrans, empresário Alberto Pereira, enalteceu o papel do Ministério Público como sendo um órgão que tem uma ação primordial na melhoria da sociedade, lembrou o esforço da empresa em orientar e capacitar seus operadores, fez referência as ações de alguns órgão públicos e por fim agradeceu a disponibilidade do promotor de justiça Glauberto Bezerra de se colocar à disposição para realizar esse trabalho de conscientização para os operadores.

“Nós já somos bons, mas sempre podemos melhorar em algum aspecto”, disse Alberto, encerrando o evento que também teve a participação do diretor executivo do Sintur-JP, Mário Tourinho, das duas diretoras da Unitrans, Larissa Nascimento e Lorena Dantas e ainda do gerente de trafego da empresa, Adeilton Nascimento.

MaisPB

Leia Também